Como testar equipamentos usando um gerador de sinal

Escrito por carlos mano | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um gerador de sinal (também chamado de gerador de função ou de frequência) é um equipamento de teste que cria um sinal periódico para dispositivos eletrônicos de teste. A frequência desse sinal é medida em Hertz (Hz) ou ciclos por segundo. O seu aspecto pode ser selecionado a partir de várias alternativas de padrão, sendo a forma senoidal e "dente de serra" — forma de onda que tem o formato do nome — as mais comuns. Esse sinal é introduzido por meio de uma sonda e, em seguida, um osciloscópio é utilizado para procurá-lo em outros locais do equipamento que está sendo testado.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Escolha a frequência de teste e ajuste seu gerador para produzi-la. As frequências de áudio geralmente são ajustadas em 20 Hz a 20.000 Hz, embora possam apenas ser detectadas pelo ouvido humano na faixa de 50 Hz a 15.000 Hz. Para testar as frequências de áudio, é possível fazer três testes: de 50 Hz, de 7.500 Hz e de 15.000 Hz para testar a parte baixa, média e alta da faixa. Para testar equipamentos de rádio frequência, examine a faixa de 30 kHz a 300 gHz gama. Para esses dispositivos, é preciso usar 30 quilohertz (kHz), 150 gigahertz (gHz) e 300 gHz para os testes de baixas, médias e altas frequência, respectivamente.

  2. 2

    Ajuste o gerador de frequência para iniciar o sinal de teste na primeira faixa que será testada. Os dispositivos eletrônicos são fabricados em blocos. Por exemplo, um rádio pode ser visto como uma série de blocos, onde o primeiro é o sintonizador que seleciona a estação na qual você ouve a música. Em seguida, vem uma série de blocos que amplificam o pequeno sinal oriundo do sintonizador. Cada fase de amplificação aumenta a potência do sinal sem distorcer sua forma, ou seja, o sinal dentro do osciloscópio parece maior, o que gera uma representação dele. A fase final ocorre no alto-falante, que converte o sinal de som. Os pontos entre as fases são claramente identificados para fins de teste.

  3. 3

    Faça o teste dos sinais de varredura de vídeo usando a configuração de forma de onda de dente de serra no gerador de frequência. Isso possibilita testar os sinais de controle em ambas as extremidades da faixa de frequência admissível. Usar um gerador de frequência para testar equipamentos de controle de vídeo possibilita o controle de funções como a altura — o nível de tensão — do dente de serra e a sua forma, oferecendo mais controle sobre a solução de problemas e o diagnóstico. Os níveis padrão estão impressos no diagrama esquemático do circuito que está sendo testado.

Dicas & Advertências

  • Para economizar tempo, não é necessário testar todas as fases. Por exemplo, ao testar um rádio, coloque o gerador de frequência logo após a fase do sintonizador e procure o sinal correto que sai para o alto-falante. A próxima fase a ser testada fica a meio caminho entre o sintonizador e o alto-falante. Essa estratégia elimina metade das fases como fonte do problema.
  • Colocar um sinal de alta tensão no meio de uma peça de um equipamento eletrônico pode ser perigoso. Assegure-se de conhecer quais níveis são comuns em cada ponto onde o sinal do gerador de frequência é colocado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível