Como testar um relê de quatro terminais

Escrito por dan ferrell | Traduzido por ricardo guardati
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Como testar um relê de quatro terminais
O relê de quatro terminais é vital para o desempenho de um veículo (chrome engine image by Thomas Czeizinger from Fotolia.com)

Eles estão em todo lugar: sob o capô e ao redor do veículo; escondidos atrás de assentos, do volante, ao redor do compartimento do motor e bloco de junção e até mesmo dentro do porta-malas. Os relês funcionam como interruptores de controle, permitindo ou interrompendo o fluxo de corrente para a bomba de combustível, o ventilador do radiador, o acelerador de entrada, o ar condicionado e muitos outros circuitos. Eles são muito confiáveis, mas o trabalho constante e calor a que são submetidos acabam quebrando sua bobina ou queimam seus pontos de contato, evitando que a corrente passe pelo circuito. Uma vez que são um componente comum e importante do funcionamento do seu veículo, você deve aprender como testá-lo, concentrando-se em um dos tipos mais comuns: o relê eletro-mecânico de quatro terminais.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Relê
  • Multímetro ou luz de teste
  • Dois cabos de bateria, de 30 a 60 cm

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Instruções

  1. 1

    Encontre o relê que deseja testar.

  2. 2

    Teste a tensão de entrada do relê usando um multímetro ou luz de teste, para ter certeza que ele está recebendo energia. Gire a chave de ignição ou dê partida no motor se necessário para ativar o circuito. Se houver tensão, vá para o passo seguinte.

  3. 3

    Desconecte o relê de seu chicote. Tenha cuidado, pois alguns têm pinos de travamento que devem ser puxados para fora antes da remoção.

  4. 4

    Encontre os dois terminais de potência e os dois terminais de controle do relê. Normalmente, são os dois fios mais grossos que ligam o relê aos terminais de alimentação, os outros dois vão para os terminais de circuito de controle. Muitos relês são marcados no topo para facilitar a identificação, caso contrário, consulte o manual do veículo.

  5. 5

    Use o multímetro para verificar a continuidade entre os dois terminais de potência do relê. Não deve haver qualquer continuidade. Se houver, substitua-o.

  6. 6

    Teste os terminais do circuito de controle do relê, ligando um cabo de um dos terminais ao terminal positivo da bateria e o outro relê à terra através de um cabo separado. Você deve ouvir um clique vindo de dentro do relê. Se não o ouvir, inverta os cabos das conexões e tente ouvi-lo novamente. Se você ainda não ouvir o clique, substitua o relê.

  7. 7

    Deixe os cabos conectados aos terminais de controle de circuito do relê e à terra. Agora, usando o multímetro, verifique a continuidade entre os dois terminais. Se não houver continuidade, inverta as conexões dos cabos de novo e teste mais uma vez. Se você ainda não encontrar continuidade entre os dois terminais de alimentação, substitua o relê.

Dicas & Advertências

  • Sempre verifique se os fusíveis ou disjuntores estão em boas condições e instalados adequadamente. Muitos problemas de circuito se originam neste momento.
  • O manual de serviço de seu veículo irá dizer-lhe como localizar relês e identificar o seus terminais de força e circuitos de controle, juntamente com os números de pinos e códigos de cores de fios.
  • Você pode comprar um manual de serviço em qualquer loja de auto peças ou consultar um de graça na maioria das bibliotecas públicas.
  • Ao substituir um relê, certifique-se de levá-lo à loja de autopeças para comparar com o novo.

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