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Que tipo de tinta deve-se usar em aeronaves?

Atualizado em 23 março, 2017

A pintura de aeronaves deve ser capaz de suportar condições climáticas extremas, flexões e dobras, aguentar diversos compostos químicos e ainda assim permanecer atraente. Devido a essas condições complicadas, costuma-se usar dois tipos de tintas diferentes em aeronaves: epóxi e esmalte -- um dura menos mas faz menos mal, e o outro é mais durável porém mais caro.

Pinturas de aeronaves precisam aguentar muito frio e calor (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Epóxi

O epóxi é uma tinta de poliuretano, feita através de uma reação entre um agente endurecedor e uma resina. Essas tintas garantem uma boa aderência nas superfícies, aguentam bastante calor e contato com componentes químicos, além de possuírem um bom isolamento elétrico -- tudo isso faz com que seja muito melhor do que outras tintas, como laca, para usar em aeronaves.

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Vantagens do epóxi

Como a tinta epóxi adere bem à superfície e não fica tão seca quanto o esmalte, evita-se que a pintura fique rachada e descasque do avião. Mesmo quando se mistura com plastificantes, o esmalte não garante as mesmas propriedades flexíveis que o epóxi. Além disso, ela possui mais resistência contra compostos químicos, significando que não irá quebrar quando for exposta, ou enfraquecer-se e oxidar rapidamente.

Esmalte

O esmalte industrial é bem diferente do comercial. Para uso em aeronaves, é muito resistente e aguenta bem componentes químicos e condições extremas. Garante também um brilho forte, mesmo após exposição contínua. A resistência do esmalte garante que aguente condições que uma aeronave costuma vivenciar. Entretanto, também dificulta a dobra, como o avião precisa.

Vantagens do esmalte

Embora não seja tão resistente quanto a tinta epóxi, o esmalte industrial possui duas grandes vantagens: custo e saúde. Tintas de poliuretano (epóxi) emitem um gás de cianeto quando são borrifadas, portanto, o pintor que está aplicando o produto deve tomar precauções para evitar a exposição. Além disso, tintas esmaltadas são mais baratas do que as epóxi. Normalmente, ambas são aplicadas por cima de uma camada base esmaltada, para garantir a cor e o design da aeronave, e depois aplica-se uma segunda demão ou uma camada de poliuretano incolor, que garante mais resistência e um brilho extra.

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Referências

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