×
Loading ...

O que é tinta termocrômica?

Atualizado em 19 julho, 2017

Dos anéis do humor dos anos setenta aos rótulos indicadores de temperatura das bebidas de hoje, a mudança de cor tem sido usada como um atrativo em produtos há anos. Mas qual tipo de tinta é usada para realizar essa mudança de cor e qual é a sua gama de aplicações?

Os anéis do humor mudam de cor conforme a temperatura corporal (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Os fatos

A tinta termocrômica é uma tinta especial que muda de cor devido à exposição a diferentes temperaturas. Essa mudança é classificada como parte do termocromismo que é qualquer mudança de cor devido ao aquecimento. Por outro lado, ambos pertencem à categoria do cromotropismo que é a mudança de cor devido a quaisquer fatores externos.

Loading...

Tipos

Os dois tipos básicos de tinta termocrômica são cristais líquidos e corantes leuco. Os cristais líquidos são menos usados, devido à dificuldade de produção e necessidade de treinamento especial para manipulá-los. Eles são mais sensíveis à mudança de temperatura que os corantes leucos, sendo usados em experimentos delicados, em que pequenas alterações de temperatura devem ser observadas. Os corantes leucos são mais usados em uma variedade de produtos que requerem leituras de temperatura menos precisas.

Aplicações

As tintas termocrômicas possuem diversas aplicações, desde as mais frívolas até as mais sérias. Algumas das mais inovadoras são os anéis do humor, a medição de temperatura de um líquido em uma xícara de café e a indicação de temperatura no rótulo de certos produtos. Outras aplicações, mais sérias, incluem a medição da temperatura de uma pessoa com um simples pedaço de papel aplicado na testa, a indicação do estado de um experimento envolvendo uma mudança de temperatura e usos em sistemas de segurança residenciais.

Funcionamento

Basicamente, o funcionamento das tintas termocrômicas envolve a transmissão de cor quando resfriadas e o clareamento quando aquecidas. Para os fabricantes, isso significa que a tinta deve ser combinada com outras não termocrômicas para que uma mensagem possa aparecer quando algo for aquecido ou resfriado. A fabricação da tinta envolve vários compostos microencapsulados cuidadosamente misturados.

Equívocos

As tintas termocrômicas não devem ser confundidas com as fotocrômicas que mudam de cor devido à exposição a raios UV ou à luz solar. As tintas termocrômicas podem ser fabricadas como reversíveis ou irreversíveis. Nesse caso, a preferência é definida pela necessidade de monitorar mudanças repetidas de temperatura ou apenas uma.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...