×
Loading ...

O que provoca o suor pegajoso?

Atualizado em 19 julho, 2017

Ao suar ou transpirar, muitas vezes você se sente pegajoso, se a transpiração vier em grande quantidade ou deixar que o suor seque em sua pele. O suor tem sal e se mistura com os óleos naturais da superfície de sua pele, que é responsável pela sensação pegajosa desconfortável quando você sua muito. Transpiração excessiva pode ser um efeito secundário de uma condição médica.

Suor pegajoso pode ser embaraçoso (Sweat spa girl image by Frenk_Danielle Kaufmann from Fotolia.com)

Ciência da transpiração

A transpiração é a forma do seu corpo se refrescar. Seu corpo está suando em todos os momentos. O suor se mistura com o sebo, ou óleos naturais, em sua pele, o que pode fazê-lo se sentir pegajoso. Quando você transpira, libera um líquido salgado de suas glândulas sudoríparas. Você pode suar mais do que o normal, como resultado de exercício, calor, febre, certas emoções (incluindo raiva e vergonha) e como um efeito colateral de medicamentos e condições médicas, como a menopausa. Suar também pode ser uma resposta ao consumo excessivo de cafeína, álcool e alimentos condimentados.

Loading...
Calor e exercício são causas comuns de suor (exercise image by IKO from Fotolia.com)

Causas médicas do suor pegajoso

Algumas condições médicas têm a transpiração excessiva como um efeito colateral. Alguns possíveis culpados incluem a menopausa, uma hiperatividade da glândula tireoide, baixa de açúcar no sangue, a hiperidrose e o afastamento de certas drogas. A hiperidrose é uma condição em que seu corpo produz suor demasiadamente, mesmo quando você está em repouso ou em uma temperatura fresca. Muitas vezes ocorre nas axilas e nas mãos e pés, conhecido como hiperidrose primária ou focal.

A menopausa pode provocar sudorese excessiva (portrait of an old woman image by studio vision1 from Fotolia.com)

Como evitar o suor pegajoso

A melhor maneira de evitar a sensação pegajosa resultante do suor é tomar um banho e lavar o rosto, trocar de roupa, beber muita água (suor excessivo pode causar desidratação), e tentar se deslocar para uma temperatura mais baixa. Se você sentir que seu corpo está transpirando excessivamente, você pode conversar com seu médico sobre a aplicação de Botox para interromper a produção em suas glândulas sudoríparas. O seu médico pode prescrever anti-perspirantes, drogas que evitam a estimulação das glândulas sudoríparas, ou iontoforese, uma terapia que usa eletricidade para "desligar" as glândulas sudoríparas. Em casos graves, o médico pode indicar uma simpatectomia torácica endoscópica, onde os nervos que controlam a transpiração são cortados.

Um banho após a transpiração é a melhor maneira de evitar a sensação pegajosa (Shower image by Semfamily from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...