Mais
×

Tipos de algemas

Atualizado em 23 março, 2017

As algemas são utilizadas por policiais ou seguranças para deter criminosos ou suspeitos. Elas têm sido utilizadas por séculos, e os designs foram inovando até chegar aos tipos disponíveis atualmente. Apesar de variarem de acordo com o país ou órgão de segurança, todos eles utilizam tipos de algemas muito semelhantes.

As algemas estão disponíveis em alguns modelos diferentes (handcuffs image by William Berry from Fotolia.com)

Algemas com corrente

Algemas com corrente são o tipo mais comum. Esse tipo de algema tem uma pequena corrente entre os punhos que permite certa flexibilidade. O design e a flexibilidade desse modelo fazem-no ideal para prender criminosos ou suspeitos, sendo apropriado para qualquer pessoa que tenha mãos grandes.

Algemas articuladas

Algemas articuladas, em vez de uma corrente, possuem uma dobradiça que liga os dois punhos. Elas são mais rígidas, limitando muito mais os movimentos. De acordo com o 911 Gear, algemas articuladas são menores que as tradicionais, então podem dificultar o manuseio de policiais que possuam mãos grandes.

Algema rígida

Esse tipo de algema é uma espécie de mistura entre a de corrente e a articulada. Nesse modelo, os punhos são unidos por um bloco ou barra de metal, tornando-a mais flexível que a articulada, porém mais rígida que as de corrente. O modelo permite que o policial ou segurança utilize técnicas de imobilização enquanto apenas um punho está algemado, o que o torna ideal para lidar com suspeitos ou criminosos que estejam demonstrando resistência.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article