Tipos de animação por computador

Escrito por dennis hartman | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Tipos de animação por computador
Artistas cada vez mais têm utilizado computadores para tornar o processo de animação mais rápido, fácil e rentável, desde a década de 1980 (Mounirzok, http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Motion_capture_facial.jpg)

Cada vez mais, artistas estão utilizado computadores para tornar o processo de animação mais rápido, fácil e rentável, desde a década de 1980. A animação de computador também tem permitido criar um novo nível de realismo que nunca poderia ter sido alcançado quando animação era desenhada à mão. Atualmente, a animação de computador existe em várias formas, para que sirva a diferentes propósitos.

Outras pessoas estão lendo

Animação com auxílio de computador

Alguns dos primeiros exemplos de animação comercial por computador foram as sequências animadas tradicionalmente desenhadas que usavam a ajuda do computador. Isso poderia ser na forma de computador produzindo formas distintas ou imagens semelhantes criadas pelo artista (permitindo assim que o artista desenhasse menos imagens individuais). A animação com auxílio de computador foi usada primeiramente em um longa-metragem animado da Disney, chamado "O Ratinho Detetive", em 1986. Uma cena do filme se passa dentro de um relógio e as engrenagens mecânicas complexas foram realmente processadas em um computador, como gráficos de arame, antes de serem transferidas para os celuloides, onde foram unidas com outros elementos da cena. Técnicas semelhantes de animação foram utilizadas pela Disney em filmes posteriores, tais como "A Bela e a Fera" (1991), "Pocahontas" (1995) e "Tarzan" (1999), para reproduzir movimentos suaves e complexos no estilo de animação tradicional e bidimensional.

Scripts e controle de movimento

A animação de computador mais moderna usa um sistema de controle de movimento que o animador manipula para criar um objeto e, em seguida, mover esse objeto através de uma série de poses. Isso produz o movimento que resultará em imagem em movimento final. A primeira animação de controle de movimento foi feita com sistemas de scripts, como ASAS (Actor Script Animation System). Nesses cenários, o animador é um programador de computador que escreve um código em uma linguagem de computador para produzir um objeto e dar movimento a esse objeto. Conforme a animação por computador evoluiu, mais sistemas interativos foram desenvolvidos para permitir aos animadores interagir com imagens e objetos através de uma interface mais abstrata. Os códigos agora são escritos automaticamente, com base na entrada que o animador faz usando uma interface visual e manipulando o objeto com uso de mouse, teclado ou outro dispositivo de entrada.

Composição de CGI

A animação de computador também é usada no lugar de técnicas mais antigas de animação de filme. Desde os primórdios do cinema, elementos animados foram adicionados às imagens fotografadas. Outros elementos, como modelos ou cenários pintados, também foram utilizados e tiveram que ser meticulosamente emparelhados com as filmagens em filmagens de ação ao vivo. Isso envolveu um longo processo ótico em que os diversos elementos foram fotografados novamente várias vezes, a fim de comporem uma única imagem. Devido à complexidade do processo, os efeitos especiais eram caros e raramente usados em grande quantidade por todos, mas apenas nos filmes que eram mais financiados. Imagens geradas por computador mudaram tudo isso, permitindo que os cineastas usassem telas azuis ou verdes para selecionar partes do filme que poderiam mais tarde ser facilmente removidas por computadores e substituídas com uma imagem de outra fonte, uma fotografia ou uma peça de animação. A composição de animação de computador ainda é uma função em muitos programas de edição de vídeo para amadores.

Captura de movimento

A captura de movimento é um tipo de animação de computador que ganhou muito interesse nos últimos anos. Ela conta com pequenos sensores colocados sobre os atores, em vários pontos ao redor do corpo. Os atores atuam e seus movimentos são capturados por uma câmera que pode localizar os sensores e rastrear seus movimentos. Esse movimento, em seguida, pode ser transferido para uma figura projetada por computador que moverá precisamente da mesma forma como os atores fizeram. A captura de movimento é significativa, pois preenche a lacuna entre tecnologias novas e métodos tradicionais de produção de filmes. As performances de captura de movimento, muitas vezes, são discutidas em termos de seu realismo ou da emoção, assim como performances de ação ao vivo seriam. Alguns exemplos notáveis de captura de movimento incluem o Gollum, em filmes como "O Senhor dos Anéis", a versão de 2005 de "King Kong" e todo o elenco de "A Lenda de Beowulf", de 2007.

Animação em Flash

Um tipo final de animação por computador é a animação em Flash. Animações em Flash são criadas e produzidas no programa Flash, da Adobe, embora atualmente existam outros programas que também permitem que os animadores criem animações "flash". Apesar de suas limitações em termos de movimento e estilo, o Flash é barato de produzir e, portanto, cresce em popularidade. Animações em Flash são frequentemente utilizadas em publicidade e são comuns como conteúdo de vídeo em sites. A animação em Flash usa vetores para produzir movimento. Isso significa que em vez de conter um objeto em cada um dos seus estados, conforme ele se move entre pontos, o programa simplesmente armazena informações relevantes sobre as características do próprio objeto e, em seguida, produz uma fórmula matemática que descreve seu movimento. Esse processo é útil para criar animações de computador, quando o tamanho do arquivo for um problema, como na distribuição na web ou ao fazer animação em um computador pessoal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível