Descrição do cargo de analista de logística

Escrito por kate barber | Traduzido por karenini k. viana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descrição do cargo de analista de logística
Um analista de logística é responsável por coordenar e gerir operações logísticas (logistic centre image by Fabio Barni from Fotolia.com)

Um analista de logística é responsável pelo planejamento e pela coordenação das operações logísticas de uma empresa. Estas operações podem incluir a expedição de produtos, distribuição, embalagem e manipulação. Para um bom desempenho neste trabalho são necessárias habilidades multitarefas e ótima gestão. Futuros analistas também precisam ter amplo conhecimento do setor que desejam trabalhar. O Departamento de Estatísticas do Trabalho americano projeta uma taxa de crescimento muito elevada de trabalho para este setor na década de 2008 a 2018.

Outras pessoas estão lendo

Responsabilidades profissionais

As funções específicas do trabalho de analista de logística variam de acordo com a indústria, embora a maioria dos analistas sejam responsáveis ​​por garantir a eficiência, produtividade e gestão de diferentes operações logísticas. Estas operações podem incluir, mas não estão limitados a, rastreamento de embarques de produtos, negociações de contratos de fornecedores independentes, a preparação do orçamento e demonstrações de análise de custos, criação de um planejamento mais eficiente de logística, coordenação de vários métodos de embarque e fornecimento de relatórios de inventário para a gestão.

Competências técnicas

Já que os analistas de logística desenvolvem um trabalho interdisciplinar, eles precisam de uma boa compreensão das várias demonstrações financeiras, logística de transporte, leis e de política corporativa. O analista deve ter um bom domínio de medidas contábeis e de inferência estatística a fim de aplicar as questões financeiras da empresa para negociação de contratos e políticas corporativas. Como o transporte é a principal preocupação do analista de logística, ele deve ser capaz de garantir que os métodos que ele emprega são rentáveis ​​e devem contribuir para a elaboração das demonstrações orçamentais. O analista também deve ter amplo conhecimento de políticas regulatórias e corporativas ao fazer todas as decisões logísticas.

Habilidades qualitativas

É muito importante para o cargo de analista de logística habilidades multitarefas e de gestão. Ele deve lidar com uma grande variedade de tarefas e trabalhar como um elo entre a gestão de pessoal da indústria. Por isso, excelentes habilidades de comunicação interpessoal também são obrigatórias. Empregadores desejam analistas que mostram um forte desejo de promover a eficiência no seu trabalho. Por fim, o analista de logística deve ser um solucionador de problemas criativo e trabalhar bem sob restrições de tempo.

Formação e experiência prévia

Normalmente, o analista de logística necessita de um diploma de bacharelado, apesar da disciplina não estar sempre especificada. A formação acadêmica deve fornecer ao analista um pensamento criativo e a capacidade de resolver problemas que são necessários para a função. Os candidatos deverão ter de três a cinco anos de experiência no setor em que desejam trabalhar. Embora não seja necessário que o requerente tenha experiência na indústria como gestor, é geralmente preferido.

Previsão de cargos e salários

O Departamento de Estatísticas do Trabalho americano projeta uma taxa de crescimento de 24% de empregos para analistas de gestão para a década de 2008 a 2018. Essa taxa de crescimento é muito mais rápida do que a média americana. Devido à capacidade de contratação independente e potencial de ganhos elevado para este setor de trabalho, o DET afirma que a concorrência desta profissão continuará alta, mesmo com o crescimento de empregos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível