Tipos de arados agrícolas

Escrito por sharon lynn | Traduzido por daniele joi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de arados agrícolas
O arado é um instrumento essencial na agricultura (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

A agricultura existe há muitos séculos. Uma das ferramentas mais básicas na agricultura é o arado, que é o instrumento utilizado pelo agricultor para lavrar seu campo. A lavragem é feita para deixar o campo pronto para o plantio. Sem a lavragem, não há plantação e sem um arado não há lavragem. Por isso o arado é uma ferramenta tão importante para o agricultor. Ao longo dos séculos, os arados avançaram drasticamente e agora há muitos tipos de arados disponíveis para o agricultor moderno.

Outras pessoas estão lendo

Arado de aiveca

O arado de aiveca é um arado antigo que ainda é usado em fazendas pequenas hoje em dia. A razão para isto é que a aiveca é muito eficiente e vários outros tipos de arados baseiam-se nela. O arado de aiveca consiste em uma única lâmina grande que entra no solo verticalmente. O instrumento é puxado pelo solo por cavalos, bois, homens ou tratores. Enquanto a lâmina se move pela terra, ela corta, levanta, vira e areja o solo em uma única passada. Caso algum fertilizante sólido seja adicionado ao campo antes dele ser lavrado, o arado de aiveca também irá incorporar o fertilizante ao solo.

Arado reversível

O arado reversível é uma outra versão do arado de aiveca. A diferença é que este tipo de arado utiliza duas, quatro ou mais lâminas. Uma lâmina (ou conjunto de lâminas) coloca o solo para a esquerda, enquanto a outra coloca o solo para a direita. Só uma dessas lâminas ou conjunto de lâminas é utilizada de cada vez. Um sulco é feito com uma lâmina. No final do sulco, as lâminas são trocadas, e um sulco é feito na outra direção. Esses arados são geralmente grandes e pesados e necessitam da potência de um trator para serem operados.

Arado subsolador

Um arado subsolador é outro arado grande que precisa da força de um trator para o uso adequado. A finalidade de um arado subsolador é romper o solo abaixo da camada superior de um campo sem levá-lo para a superfície. Isto é necessário porque alguns produtos químicos modernos que são utilizados na agricultura podem causar a formação de crostas duras de solo sob a terra, e elas devem ser quebradas para que as plantas possam crescer adequadamente. Além disso, a drenagem é muito melhor em um campo arado com um subsolador.

Arado de disco

Este é um tipo muito comum de arado, que é usado para a lavoura inicial de campos cobertos ou para aragem de solo seco e pedregoso. Os agricultores às vezes chamam a aragem com discos de gradagem. Este arado usa um grande disco côncavo de aço para quebrar o solo. Os discos são ligeiramente inclinados com um ângulo para trás, que remexe o solo à medida que ele é quebrado pelo arado. A ação de viragem de um arado de disco não é tão intensa quanto a de um arado de aiveca. Dependendo da situação e da localização da terra, um arado de aiveca vai ser utilizado depois de um de disco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível