Tipos de cadeiras de rodas

Escrito por andrea helaine | Traduzido por bruno manuel silva morais
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de cadeiras de rodas
Cadeiras de rodas manuais requerem uma boa dose de esforço para ajudar no deslocamento (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Uma cadeira de rodas é projetada para oferecer mobilidade e a oportunidade de melhorar a qualidade de vida do usuário. Existem muitos tipos de cadeiras de rodas, por isso, antes de decidir comprar, considere o seguinte: se a cadeira é projetada para uso interno ou externo, se ela pode ser dobrada e colocada em uma mala, qual a fonte de energia, quanto ela pesa, que opções ajustáveis ​​estão disponíveis, a garantia e o custo.

Outras pessoas estão lendo

Cadeiras de rodas manuais

Cadeiras de rodas manuais são movidas pelo usuário ou por um assistente. As rodas traseiras estão, normalmente, em um eixo que permite ao usuário mover-se, empurrando as rodas ou puxando-as. O usuário determina a velocidade tanto para frente como para trás. Esse tipo de cadeira exige uma boa dose de força na parte superior do corpo e coordenação. Pedais e alavancas manuais estão disponíveis para ajudar o movimento.

Cadeiras de rodas elétricas

Cadeiras de rodas elétricas são uma boa opção para aqueles que não têm a coordenação ou força para mover uma cadeira de rodas manual. As baterias são recarregáveis e estão montadas por baixo do assento do utilizador. O usuário é responsável pelo movimento da cadeira. Um joystick é montado sobre o apoio do braço ou sobre uma barra na frente do utilizador, o qual controla o movimento da cadeira por meio de sucção ou liberação de ar. Os benefícios de cadeiras de rodas elétricas incluem opções de inclinação, a capacidade de reclinar e elevadores para o assento, as pernas e os braços. As opções adicionais permitem que a cadeira de rodas seja personalizada para as capacidades do usuário e as necessidades de longo prazo.

Em 2009, havia três tipos de baterias disponíveis para cadeiras de rodas elétricas: celulas molhadas, gel e AGM. Baterias de células molhadas são leves, baratas e apresentam um menor risco de serem sobrecarregadas e queimarem. A desvantagem dessas baterias é a sua tendência a vazar, impedindo-as de ser usadas para transporte aéreo. Baterias de gel são pesadas, mas não vazam e são aprovadas para transporte aéreo. Baterias AGM são as mais pesadas ​​e mais caras. A bateria AGM é adequada para aviões, não vaza e é uma opção que não necessita de manutenção.

Embora existam carregadores de baterias separados disponíveis, muitas cadeiras de rodas elétricas carregam facilmente sendo plugadas.

Scooters

Scooters têm quatro pequenas rodas e uma plataforma baixa. Esse tipo de cadeira de rodas é muitas vezes baseada nas preferências e necessidades do usuário. Cadeiras em uma scooter podem ser montadas ou feitas para girar, assim o usuário pode sair de um ou outro lado. Um problema potencial é que a posição de condução pode ser rígida ou desconfortável.

Cadeiras de rodas stand-up

Cadeiras de rodas stand-up oferecem ao usuário a oportunidade de estar em uma posição de pé, sendo apoiado. Uma bomba hidráulica eleva ou inclina o assento. Isso é muitas vezes um recurso útil para uso em casa e em público.

Cadeiras de rodas bariátricas

Cadeiras de rodas bariátricas são para aqueles que pesam mais de 110 kg e podem ser utilizadas para até 450 kg. Cadeiras de rodas bariátricas são normalmente feitas por medida, com tamanhos de assento entre 50 a 84 cm. A armação pode ser feita de aço inoxidável, aço carbono ou aço reforçado. As coberturas ou almofadas podem ser feitas de vários materiais diferentes.

Cadeiras de rodas pediátricas

Cadeiras de rodas pediátricas são projetadas para serem usadas por crianças. Elas dão ao usuário a capacidade de sentar-se, reclinar-se ou deitar-se. Vêm em vários tamanhos e modelos e podem ser baseadas na idade e no crescimento. Cadeiras de rodas especializadas também estão disponíveis para necessidades específicas. Os assentos podem ser contornados para conforto. Cadeiras de rodas para crianças têm se tornado mais convenientes de usar, mais leves e mais seguras.

Cadeiras de rodas esportivas

Cadeiras de rodas esportivas oferecem a atletas a capacidade de participar em esportes de sua escolha. Essas cadeiras têm desenhos diferentes, dependendo do esporte. Quadros leves são os mais comuns, mas cadeiras de rodas esportivas não dobram. São, também, mais estáveis ​​para curvas bruscas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível