Mais
×

Tipos de cavilhas fixadoras

Atualizado em 17 abril, 2017

Cavilhas são usadas ​​como fixadores industriais para diversos produtos na indústria aeroespacial, militar, construção entre outras. Seu principal uso é no sentido de prender dois componentes juntos, mas também são comumente usadas no alinhamento ou como pinos de fixação em produtos que são frequentemente desmontados e remontados. As cavilhas também têm outras utilidades: servem como pinos de articulação e como eixos para produtos com mecanismos de rotação.

Cavilhas fixadoras (plastic dowel image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Cavilhas paralelas

Cavilhas paralelas são o tipo mais comum de cavilha, também chamadas de pinos em linha reta ou alfinetes, porque o diâmetro é o mesmo por todo o comprimento do pino guia. Estes pinos são normalmente encontrados em aplicações de grande precisão, como componentes críticos das peças montadas. Eles permitem o bom funcionamento das peças e as mantêm em conjunto.

Cavilhas afiladas

Cavilhas afiladas são geralmente chamadas de pinos cônicos, porque têm um diâmetro que diminui de uma extremidade à outra. A extremidade mais larga é chamada de cabeça e a mais pequena é de ponto. Um pino cônico será rigorosamente inserido em um buraco que, por sua vez, também se reduz, formando uma forte ligação entre as duas partes.

Cavilhas de rolo

Cavilhas de rolo são pinos paralelos criados pela formatação de tiras de metal planas em uma bobina. A partir da extremidade final, este tipo de cavilha terá o formato semelhante à letra "C", sendo feita numa variedade de diâmetros e comprimentos e pode ser usada para muitas aplicações. A principal vantagem que esta cavilha vai oferecer é, ao ser forçada em um buraco intencionalmente subdimensionado, o pino irá comprimir e, em seguida, manter sua posição com uma força tremenda.

Cavilha de mola

Este tipo nada mais é do que uma cavilha paralela que tem uma ranhura em torno de sua circunferência numa determinada extremidade. Assim, o pino é inserido no furo com a extremidade da ranhura intencionalmente deixada exposta e, em seguida, a ranhura é utilizada para fixar uma mola de expansão, aumentando o poder de fixação do pino.

Cavilhas estriadas

Cavilhas estriadas são cavilhas paralelas que tem sulcos que correm por todo seu comprimento. Para algumas aplicações, os sulcos só podem percorrer uma parte do comprimento do pino, que também são conhecidos como pinos de ranhura. O objetivo deste tipo de pino é poder ser encaixado em um componente, permitindo que um outro componente rode livremente sobre sua parte lisa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article