×
Loading ...

Tipos de chapas de metal para fazer joalheria

Atualizado em 23 março, 2017

As chapas metálicas são feitas de vários tipos de metal na forma de chapas finas, que, na metalurgia, podem ser cortadas e curvadas de várias formas. Essa é, também, uma prática na confecção de joias. As chapas de metal para joalheria se apresentam em diferentes espessuras, chamadas bitolas, e em vários metais, como ouro, cobre, prata, bronze e latão.

A chapa de metal pode ser curvada e moldada para adequar-se ao desenho do joalheiro (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Chapa de bronze

A chapa de bronze é também conhecida como Ouro de Merlin. Sua cor — dourado escuro — é criada em parte por um alto teor de cobre. Esse mesmo cobre faz com que a chapa de bronze seja mais maleável para ser moldada e curvada na confecção de joias. Como todas as chapas de metais preciosos, a de bronze apresenta-se em três espessuras, ou bitolas. As bitolas 24 e 30 são, respectivamente, a mais espessa e a de espessura mediana, usadas na joalheria para a confecção de itens como brincos, enquanto que a bitola 36 é uma folha fina para gravações, relevos e artesanato em geral.

Loading...

Chapa de latão

A chapa de latão é dourado claro. É muito mais brilhante que o latão e costuma iludir os olhos, parecendo ouro. Na verdade, a chapa de latão na cor bronze amarelo tem uma aparência quase idêntica à de ouro de muitos quilates. Sua desvantagem em relação à chapa de bronze é um baixo teor de cobre, o que significa que é muito menos maleável.

Chapa de níquel prateado

A chapa de níquel prateado em geral é uma liga de níquel com cobre e zinco. É feita para parecer prata e é chamada de Prata Alemã. Não há prata nela, mas sua aparência é argêntea. Tem também a vantagem de embaciar menos e a sua rigidez faz as formas se fixarem melhor. Tem uma história de centenas de anos na confecção de joias por esses motivos.

Chapa de cobre

A chapa de cobre é mais uma das prediletas dos joalheiros para trabalhar, pelo seu atributo de ser facilmente curvada, mesmo no frio. A de bitola fina é usada para soldar, cunhar e caldear, e pode ser até mesmo moldada à mão. Outra vantagem é sua resistência a embaciar quando exposta ao tempo e às condições ambientais.

Chapa de ouro

A chapa de ouro é extremamente cara para ser usada e é muitas vezes encontrada como chapas finas, chamadas de folhas metálicas. Os metais preciosos, como ouro, prata e platina são enrolados em folhas metálicas e moldados em superfícies. O ouro enrolado é também outro tipo de chapa de ouro. É fino e laminado sobre um metal menos valioso, como o latão. As duas camadas são fundidas juntas. Isso tem a vantagem de tornar a joia mais forte e durável, resistindo mais a amassados e ao meio ambiente do que uma joia de ouro puro.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...