Tipos de facas de combate

Escrito por andy osborne | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de facas de combate
Facas de combate (military knife image by robert mobley from Fotolia.com)

Facas de combate são armas simples, mas bastante eficientes, usadas por combatentes de forças armadas, por aqueles que se preparam para sobreviver a grandes catástrofes e por outros que confiam neste tipo de arma branca para autodefesa. Facas de combate podem ser encontradas em diversas formas, tamanhos e desenhos, dependendo de sua função específica.

Não é qualquer faca que está legalizada em todos os países, estados e regiões. O usuário deve se informar sobre sua legalidade antes de comprá-la.

Outras pessoas estão lendo

Facas de utilidade geral e facas para lutas

Facas de utilidade geral e facas para lutas, em geral, são lançadas pelos militares, embora também possam ser compradas no mercado privado. Os modelos mais famosos deste tipo de faca - e de facas de combate de maneira geral - talvez sejam a Ka-Bar, o modelo usado pelos Marines, os Fuzileiros Navais dos EUA. Ela serve bem para suas duas finalidades, pois conta com uma lâmina longa e de um gume de aço temperado para manter a faca afiada e intacta nas mais exigentes missões de combate. Assim como outras facas de utilidade geral e para lutas, a Ka-Bar tem um uma calha especial na ponta da lâmina, que permite que o sangue circule livremente a partir de um ferimento causado por ela.

Facas de arremesso

Facas de arremesso possuem lâminas de ataque aéreo desenhadas diferentemente de outros tipos de facas de combate. Apesar de ser possível arremessar qualquer faca, estas específicas precisam ser leves ou compostas de aço temperado, segundo a página The Knife Thrower. Algumas delas vêm sem cabos, ou com cabos de aço sólido, para permitir uma maior precisão e facilidade ao arremessar. As facas de arremesso exigem bastante habilidade para o uso adequado. A página The Knife Thrower diz que elas devem ser arremessadas a partir de sua ponta mais pesada. Com isso, as facas com cabos mais pesados devem ser arremessadas com o cabo virado para cima, enquanto outras com mais peso na lâmina devem ser arremessadas a partir da parte da frente.

Faca de bota

Discrição é a principal vantagem da faca de bota. Comumente usada por policiais, elas geralmente têm dois gumes (como adagas e diferentemente de facas de utilidade geral), e geralmente são mais curtas em termos de comprimento de lâmina. Facas de bota foram desenhadas para apunhalar, segundo a Boot Knife. Este tipo de arma branca vem com um estojo fixo com um clipe para ser escondida mais facilmente, seja na bota - como diz o nome - em um cinto, ou até mesmo em torno do pescoço, debaixo da camisa.

Canivete automático

Fácil de se esconder, com um perfil mais brutal, canivetes automáticos são facas de combate pequenas, grossas e de dois gumes. Seu cabo é em forma de T, permitindo a quem a manuseia segurá-la com um punho fechado, com a lâmina saindo do meio dos dedos. Segundo o The Martialist, um soco com um canivete automático pode ser letal - especialmente quando desferido contra o pescoço ou o rosto. O canivete automático de combate, quando desenhado para punhaladas, também pode ser utilizado para golpes laterais (de um lado para o outro) se necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível