Que tipos de legumes os cavalos podem comer?

Escrito por sara clark | Traduzido por elaine santana
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de legumes os cavalos podem comer?
As cenouras são seguras na alimentação da maioria dos cavalos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Todos os cavalos precisam de alimentos suculentos em sua dieta para permanecerem sempre felizes e saudáveis. Entre eles estão as frutas, legumes, capim e outras plantas. A maioria dos cavalos domésticos tem uma dieta restrita, por isso é importante complementar sua ração. Essa atitude deve ser tomada principalmente no inverno, quando eles não terão acesso a uma nutrição natural.

Os alimentos suculentos mais comuns que podem ser oferecidos aos cavalos são maçãs e cenouras, mas muitos outros legumes também são adequados. Nunca forneça muitos alimentos de uma vez só ao seu animal, pois isso poderá causar problemas de digestão. Se o cavalo for propenso a laminite ou obesidade, primeiro pergunte a um veterinário antes de dar qualquer alimento.

Outras pessoas estão lendo

Legumes que não fazem mal aos cavalos

Desde que não tenham nenhum problema de saúde, os cavalos podem comer legumes como nabo, cenoura, brócolis, beterraba, aipo, folhas de couve, abóboras, ervilha e feijão verde. Dependendo do tamanho do cavalo, não dê mais do que dois punhados por dia.

Legumes que não são indicados para os cavalos

Os legumes que são possivelmente perigosos para os cavalos são as cebolas e as batatas cruas. É improvável que esses animais comam cebolas por elas possuírem um sabor muito forte, e as batatas cruas também não são saborosas; por isso, os cavalos não vão comê-las, a não ser que estejam famintos. Além disso, as batatas cruas podem ser venenosas para eles, se estiverem em quantidade suficiente, e deverão ser evitadas. No entanto, batatas cozidas podem ser uma boa opção para manter a boa saúde do animal, além de serem mais seguras e, seu sabor, mais agradável.

Se você tiver dúvidas a respeito de algum legume que queira dar ao animal, é melhor não oferecê-lo.

Como preparar os legumes para dar ao cavalo

Ao acrescentar os legumes à ração dos cavalos, todo o cuidado deve ser tomado durante o processo para evitar o risco de asfixia. Nunca fatie os legumes em rodelas ou cubinhos, pois eles podem ficar presos na garganta do animal. Os legumes devem ser cortados longitudinalmente e em tiras. Contudo, os cavalos mais saudáveis e sem problemas dentários devem conseguir comer legumes inteiros, como cenoura e aipo.

Outras formas de oferecer legumes

Além de acrescentar os legumes à ração, eles também podem ser usados como recompensa ou para não deixar o cavalo ocioso. Mantenha sempre com você uma sacola com cenouras fatiadas, pois elas são uma alternativa saudável de recompensa. Se perceber que os alimentos estão mofados, jogue-os fora. Quando seu cavalo estiver no estábulo, pendure um nabo com um barbante no centro, pois isso o manterá ocupado. Certifique-se de que ele não possa prender o legume na parede e arrancá-lo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível