Mais
×

Como dar moela de frango para gatos

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você tem um gato, provavelmente se pergunta se seu gato está consumindo a quantidade apropriada de nutrientes no alimento comercial. Afinal de contas, gatos evoluíram como animais estritamente carnívoros e costumam caçar em adição à comida que as pessoas lhes dão. Portanto, se você quer tentar dar ao seu gato pedaços de carne como um suplemento alimentar, um bom item para começar é moela de frango, que é rica em taurina – um nutriente necessário para gatos, pois eles são incapazes de produzi-la, como cães e humanos fazem.

Instruções

O trato gastrointestinal dos gatos evoluiu para consumir carne crua (cat image by maxthewildcat from Fotolia.com)
  1. Empurre as moelas suavemente com as pontas dos dedos. Corte qualquer cartilagem que você sentir, pois podem ser difíceis para o seu gato para mastigar, se ele ou ela não estiver acostumado com o consumo de moela. Não moa a carne, pois isso expõe os minerais existentes no ar e a oxidação pode destruí-los se a carne for deixada por muito tempo. Além disso, não cozinhe a moela pela mesma razão. Os gatos são predadores e têm estômagos fortes o bastante para comer alimentos crus, desde que a comida esteja muito fresca.

  2. Introduza a moela na dieta do gato gradualmente. Tente fornecer a carne como um agrado ocasional para permitir que ele se acostume com o sabor e a textura. Quando seu gato se acostumar com a moela, você pode fornecer a carne como comida normal, em intervalos regulares, desde que você continue a alimentá-lo com uma dieta equilibrada. Para manter as moelas frescas, você pode congelar qualquer carne que não for dar ao seu gato imediatamente. Um gato pode rejeitar comida velha.

  3. Remova a carne do congelador na noite anterior. Descongele-a na geladeira durante a noite e coloque-a em uma tigela com água morna para aumentar a temperatura. Não use água fervente, no entanto, pois isso cozinharia a carne. Deixe a carne aquecer por cerca de 15 minutos antes de dá-la a seu gato.

Dicas

  • Se seu gato se adaptar bem à moela de frango, considere dar coração e fígado de frango também, pois ambos são excelentes fontes de ferro. Não dê ao seu gato mais que 2 ou 3% de seu peso corporal. Se seu gato pesa 2 kg, 50 g de comida é uma quantidade adequada.

Aviso

  • Leve seu gato ao veterinário para ter certeza de que ele não tem FIV ou outra doença que afeta o sistema imunológico antes de tentar uma dieta baseada em alimentos não comerciais.

O que você precisa

  • Moelas de frango frescas
  • Faca
  • Tigela
  • Água morna
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article