Tipos de luz em filmagens ao ar livre

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de luz em filmagens ao ar livre
O sol e as nuvens são fatores cruciais que afetam as filmagens externas (Andy Reynolds/Lifesize/Getty Images)

O estilo de iluminação de um filme afeta o clima e a sensação que envolve a história. Ao filmar ao ar livre, o desafio de ter que lidar com uma série de fatores externos deve sempre ser levado em consideração logo na fase de pré-produção. Ao contrário de uma locação interna, as filmagens externas envolvem riscos como mau tempo e outras tantas situações incontroláveis ​​causadas por veículos e pedestres que podem cruzar o seu caminho. Uma locação ao livre também exige câmera, iluminação e outros equipamentos específicos para esse tipo de filmagem.

Outras pessoas estão lendo

Iluminação natural

Manter a aparência natural e realista de uma cena na produção de um filme não significa necessariamente manter a luz ambiente. Apesar da câmera conceitualmente seguir a maneira como o olho humano vê as coisas, esse dispositivo não tem o poder de ajustar-se automaticamente para enxergar os objetos e paisagens da maneira correta, a menos que o operador ou diretor de fotografia façam os ajustes necessários. As pessoas por trás da cena devem entender como a câmera vê as coisas, dependendo de como ela for configurada antes da filmagem.

A iluminação natural pode exigir uma lista mais extensa de equipamentos para manter a mesma intensidade da luz solar. Isso acontece quando é necessário alterar a forma como a luz incide sobre o set. Ou ainda uma lista menor de equipamentos e acessórios pode ser fundamental para manter ou melhorar a luz originária do sol, da lua ou da iluminação pública, por exemplo.

Película branca para iluminação

A película brilhante para iluminação é semelhante à luz natural, mas possibilita alterações e, às vezes, oferece um olhar além que é compreendido como real. Ao usar esse tipo de película em cenas externas, a equipe de produção utiliza diversas câmeras, equipamentos de iluminação e acessórios grandes e caros para dar vida a efeitos mais dramáticos ou impressionantes.

A película brilhante também faz com que a cena pareça mais polida, brilhante, elegante ou artística. Ela geralmente oferece uma iluminação melhor aos sets e cenários de fundo, destacando luzes mais intensas, meios-tons e sombras.

Iluminação "Dia pela Noite"

A iluminação dia pela noite refere-se a filmar uma cena em um local durante o dia, mas com a intenção de que o resultado final seja uma cena noturna. Esse tipo de procedimento requer medidas cuidadosas e conhecimento das exposições, aberturas da câmera e da velocidade do obturador — quão rápido ele se movimenta a casa segundo. Esse tipo de iluminação pode ser usado em sets montados tanto internamente quanto externamente.

Para cenas ao ar livre, esse estilo é popularmente adotado em filmagens estilísticas de locais pitorescos, como montanhas, florestas e praias.

Filmagem com iluminação para cromaquis

Uma filmagem em cromaqui se refere ao estilo em que os atores e alguns adereços são registrados em frente a um fundo verde ou azul, que futuramente é substituído por efeitos visuais durante a pós-produção. Embora a maioria dessas filmagens seja feita em sets internos, há ocasiões em que a produção precisa fazer as filmagens em locais ao ar livre. Algumas cenas acabam sendo mais práticas se filmadas externamente, como na produção de um filme medieval com cavaleiros montando.

Por exigir que toda a tela seja iluminada, essa filmagem, quando feita ao ar livre, encontra vantagens se for realizada durante o dia, pois pode aproveitar a luz solar para obter uma iluminação balanceada sobre a tela de cromaqui.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível