Mais
×

Tipos de musgos que crescem em pedras no cemitério

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você já andou por um cemitério, sem dúvidas notou a variedade de crescimentos verdes em pedras grandes e túmulos. Uma parte deles é musgo, que adora áreas com sombra como cemitérios cheios de árvores, enquanto outra parte é líquen. Enquanto o musgo adiciona um visual misterioso aos túmulos, parecendo que saíram diretamente de um filme de Hollywood, os tipos dele não precisam ser um mistério.

Musgo crescendo em túmulos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Características do musgo

Existem muitos tipos de musgo. O tipo mais comumente encontrado em pedras de cemitério pertence a quatro categorias: musgo pinheirinho, musgo-branco, musgo-trança e musgo acrocárpico. Todos os tipos requerem umidade, sombra e solo ácido com pH entre 5,0 e 5,15. Os musgos recebem seus nutrientes diretamente por não terem canais especiais para transferir nutrientes para cima a partir de seu pequeno sistema de raízes. Os musgos se reproduzem por esporos, ao invés de sementes.

Musgos gostam de áreas escuras e úmidas (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Musgo pinheirinho

O musgo pinheirinho vem em tons de pálido a verde escuro, e ganha seu nome devido à aparência bagunçada que tem. Ele cresce até 30,5 cm de altura, destacando-se de musgos baixos que a maioria das pessoas reconhece.

Musgo pinheirinho (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Musgo-trança

O baixo musgo-trança é as vezes chamado de musgo hypnum. Geralmente tem cor verde brilhante, e é popular em jardins de pedra, onde seus pequenos braços de folhas lembram a folha de samambaia.

Musgo acrocárpico

Grandes trechos de musgo acrocárpico, cobrindo túmulos e pedras grandes, lembram um cobertor verde-escuro de veludo. Macio e peludo, o musgo acrocárpico é popular como uso de cobertura do solo em áreas com sombra e úmidas.

O musgo acrocárpico se espalha como um cobertor de veludo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Musgo-branco

O musgo-branco pode ser branco, verde-azul ou cinzento. Geralmente cresce amontoado, e ele pode se espalhar deixando um carpete grosso de musgo entre 2,5 e 7,5 cm de altura.

O musgo-branco tem cores claras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Líquen

Apesar de não ser tecnicamente um musgo, o líquen é uma mistura de fungo e algas que pode sobreviver em áreas quentes e frias. O líquen, de crescimento lento, se gruda a árvores, pedras e túmulos, onde geralmente é confundido com musgo.

Crescimento de líquen em uma árvore (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article