Tipos de relé elétrico

Escrito por dustin pitan | Traduzido por paola chan
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Tipos de relé elétrico
Um relé (12 volt relais, relay image by Sascha Zlatkov from Fotolia.com)

Um relé elétrico é definido como um interruptor que opera em eletricidade. Os primeiros relés foram utilizados em circuitos de telégrafo, onde abriam e fechavam uma conexão que produzia bips ou silêncio (código morse), e hoje em dia eles são utilizados para quase tudo que envolve sinais de baixa potência, ou em casos em que vários circuitos têm que ser controlados por um único sinal. Por causa da sua enorme presença, existe uma variedade de tipos de relés.

Relés "latching" ("tranca")

Relés "latching" têm dois estados de nível baixo de tensão ao invés de apenas um. Quando o relé está ligado, as ligações internas formam contatos, enviando um pulso elétrico à bobina interna, enquanto um imã se encarrega de manter o contato. O segundo pulso na bobina, causado por uma nova mudança de estado do relé, fará com que o contato se desfaça. Sendo assim, o relé precisa receber dois estímulos para que sua operação passe por todos os estados possíveis.

Relés industriais

Um relé padrão para o controle de máquinas na indústria é o relé industrial. Ele geralmente tem um grande número de contatos internos, mas é bem simples nas demais caraterísticas. Ele tem bobinas acessíveis e a possibilidade de contatos serem criados ou desfeitos. A conversão de aberto para fechado é simples e o relé suporta horas de conversões. Esse relé foi fundamental para a indústria automobilística durante muitos anos devido ao seu funcionamento rápido e eficiente.

Relé de mercúrio

Um relé de mercúrio é um tipo de relé "reed" no qual os contatos internos do tubo preenchido de gás ou vácuo são cobertos com mercúrio. Relés de mercúrio são utilizados para ligar e desligar sinais de menos de 1 volt. O mercúrio oferece baixa resistência, tem condutividade alta e elimina trepidações de contato. Sendo assim, esses relés são muito eficientes. Eles também são frágeis e caros (sem mencionar a toxicidade do mercúrio) e por isso são raramente utilizados hoje em dia.

Relé polarizado

Um relé polarizado é um tipo de relé que também é raramente utilizado hoje em dia. Ele foi muito utilizado na metade do século XX para aumentar a sensibilidade dos telefones, e também para eliminar distorção. Relés polarizados têm ímãs por dentro, com uma armadura posicionada entre os seus pólos. Os pólos do ímã podem ser ajustados e uma mola de ajuste permite o funcionamento do relé.

Relé "reed"

Um relé "reed" é um relé cuja maioria dos componentes fica dentro de um vácuo ou em gás inerte. Isso protege os contatos da corrosão. Uma vez que o relé esteja ligado, um campo magnético flui por uma bobina que envolve o gás ou vácuo, o que causa o fechamento dos contatos até que o relé seja desligado. Os relés desse tipo funcionam com baixa corrente e baixa voltagem.

Relé contator

Enquanto a maioria dos relés opera em baixas tensões, um relé contator funciona em motores elétricos e em iluminação com correntes de 10 até centenas de ampères. Eles têm contatos que são feitos com prata, então até quando eles estiverem arqueando ou oxidando, o óxido de prata conseguirá conduzir a carga. Em geral, são utilizados em iniciadores de motores.

Relé de estado sólido

Um relé de estado sólido (SSR) é um tipo comum de relé. Ele é um componente eletrônico de estado sólido que não tem partes móveis. Isso diminui a necessidade de reparos e aumenta a longevidade do relé. Os relés de estado sólido comercialmente disponíveis podem suportar de 100 a 120 ampères.

Relé contator de estado sólido

Um relé contator de estado sólido é uma versão maior e mais potente do SSR. Não há partes móveis também, mas este relé é projetado para ciclos constantes de liga/desliga, além de poder funcionar com aquecedores elétricos, motores elétricos e iluminação.

Relé Buchholz

Um relé Buchholz é um relé de segurança. Ele é um dispositivo que identifica gás em transformadores com preenchimento de óleo. O relé liga, disparando um alarme ou desligando o transformador. Esse relé não é feito para operação normal, e sim para atuar na segurança, em adição aos relés normais.

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