Tipos de relevos causados por dobras e falhas

Escrito por david barber | Traduzido por rodrigo gammaro alves nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de relevos causados por dobras e falhas
A dobra e a falha podem formar montanhas (copper mountain,colorado,rocky mountains,mountain, image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Estresse na crosta terrestre faz com que ela se deforme e mude de forma, criando formas de relevo distintas. A falha é uma rachadura na crosta da Terra, onde um lado afunda, deixando o outro lado mais alto. A dobra ocorre quando a crosta da Terra é comprimida por todos os lados. Quando a dobra se curva para cima, é chamada de anticlinal. Quando se dobra para baixo, é chamada de sinclinal. Anticlinais são bons lugares onde se encontrar reservatórios de petróleo, e sinclinais são bons para aquíferos subterrâneos.

Outras pessoas estão lendo

Montanhas de blocos

Montanhas de blocos se formam quando as camadas da crosta são forçadas para cima, perto de linhas de falhas. Essas montanhas têm um lado afiado íngreme e suave, e inclinam para trás. Exemplos de montanhas de bloco são o Teton, no estado americano de Wyoming, os Alpes na Europa e nos Urais. A Sierra Nevada, da Califórnia é um bloco longo de 563 quilômetros de granito contendo o Mt. Whitney, a montanha mais alta nos 48 estados do sul. Essa montanha de granito foi levantada durante a formação de Basin e da Range Province, centrada em Nevada e se estendendo do sul do Oregon ao oeste do Texas.

Vale de Rift

Quando aparece uma depressão entre duas montanhas de bloco, ela é chamada de vale de Rift, que pode ter milhares de quilômetros de comprimento. Nos Estados Unidos, um exemplo destes vales de fundo chato é o Death Valley, na Califórnia. Alguns dos maiores vales de Rift incluem o Grande vale do Rift no leste africano, o vale Baikal da Rússia, o vale Rhine da Alemanha e o Mar Vermelho. Vales de rift no oceano ocorrem onde as placas tectônicas no fundo do mar se afastam. Os maiores lagos do mundo são encontrados em vales de rift.

Montanhas de dobras

Montanhas de dobras se formam quando formações rochosas se levantam da crosta e se dobram após as placas tectônicas colidirem. Estas montanhas são Têm geralmente uma aparência menos rude e são formadas ao lado de montanhas mais nítidas, de blocos, empurradas por falhas. As montanhas Appalachian no leste dos Estados Unidos são montanhas de dobras. Outros exemplos incluem as Montanhas Rochosas, o Himalaia, a Cordilheira dos Andes na América do Sul, as Montanhas Jura localizada perto dos Alpes e as Montanhas Zagros no noroeste do Irã.

Falha transformante

Uma falha transformante acontece onde as tensões geológicas ocorrem entre duas placas tectônicas paralelas. O exemplo mais conhecido de uma falha transformante é a Falha de Santo André, de 1290 km de comprimento localizada na Califórnia, criada pela colisão da placa do Pacífico com a placa norte-americana. As falhas de Santo André e de Garlock cruzam-se no sul da Califórnia. Neste ponto, o movimento da crosta na falha de Garlock provoca a curva na Falha de Santo André, formando um "S". Isso empurra o conjunto da crosta, resultando na formação das montanhas de San Gabriel, no norte de Los Angeles.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível