Mais
×

Tipos de salmonella

Atualizado em 17 abril, 2017

Mais de 2.300 tipos de salmonella já foram identificados, mas apenas dois tipos mais comuns – Salmonella enteritidis e Salmonella typhimuruim – são responsáveis por mais da metade das infecções em humanos.

A maior parte das infecções em humanos são causadas por dois tipos de salmonella (Pixland/Pixland/Getty Images)

Definição

Salmonella são organismos microscópicos que são passados de animais para humanos e vêm causando doenças por mais de 100 anos. O Dr. Daniel E. Salmon foi o primeiro a identificar este tipo de bactéria e seu nome foi atribuído a ela. A bactérica salmonella vive nos intestinos de seres humanos e animais infectados.

Doença

Apesar do grande número de bactérias da salmonella, apenas algumas causam doença em humanos. As enfermidades mais comuns incluem diarreia e gastroenterite e, em alguns países, febre tifoide. Algumas cepas de salmonella podem causar doença em humanos mas não em animais, enquanto outras podem afetar animais mas não humanos.

Alimentos que podem transmitir salmonella

A salmonella pode se instalar em alimentos como laticínios, ovos, carnes, alguns vegetais e frutas. Alimentos que não forem cozidos na temperatura ideal assim como vegetais mal lavados podem causar a infecção.

Sintomas

Pacientes infectados por salmonella podem começar a apresentar sintomas em até 12 horas após ingerir o alimento contaminado. Os sintomas, que incluem cólicas, diarreia e febre, podem durar por até sete dias.

Tratamento

Nos casos mais graves, uma internação pode ser necessária para cuidar da desidratação. Em casos nos quais a infecção passou para a corrente sanguínea é preciso administrar antibióticos. Entretanto, algumas cepas desenvolveram resistência à antibioticoterapia devido à frequência de exposição.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article