Tipos de sapatos de couro

Escrito por r.l. remenyi | Traduzido por guilherme bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de sapatos de couro
Sapatos (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Sapatos de couro existem em várias formas, tamanhos e estilos. O couro do qual os sapatos são feitos vem de diferente animais, o que determina o tipo e a qualidade do couro. É um material resistente usado devido a seu estilo e funcionalidade.

Outras pessoas estão lendo

Couro

Sapatos de couro são feitos de diferentes tipos de couro, variando de acordo com o tipo de sapato. A qualidade de um sapato geralmente se dá devido a muitos fatores, incluindo o tipo de couro utilizado. De acordo com o site Dockers.com, os principais tipos de couros usados na fabricação de sapatos são de bezerro, vitela, camurça, nobuck, couro de bode e de porco. Couro de bezerro, porco e bode são os mais caros e de melhor qualidade, enquanto os sapatos feitos de nobuck, camurça e couro de vitela são mais baratos e casuais.

Tipos de sapatos de couro
Sapatos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Oxford

O Oxford é o modelo mais popular de sapato de couro. Esses sapatos são feitos em modelos casuais e elegantes, tanto para homens como para mulheres. Geralmente vão até o tornozelo e possuem abas de amarração sobre o peito do pé.

Tipos de sapatos de couro
Sapatos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sapatos de couro para homens

Um tipo de sapato de couro casual masculino é o loafer. Esse tipo de sapato é feito de couro de vitela e outros tipos de couro de baixa qualidade, e normalmente são mais flexíveis e macios.

Sapatos de couros masculinos elegantes incluem também as botas sociais e sapatos estilo monge. Ambos modelos são feitos com couros de altíssima qualidade, como couro de bezerro. Tais sapatos tendem a ser de um couro muito brilhante, e são usados apenas em ocasiões especiais. Botas sociais masculinas sobem um pouco acima dos tornozelos, e normalmente não possuem cardaço. Sapatos estilo monge são fáceis de calçar, eles cobrem até pouco abaixo do tornozelo e possuem uma fivela ampla através da parte superior do pé, também conhecida como fivela de monge.

Tipos de sapatos de couro
loafer (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sapatos de couro para mulheres

Existem muitos tipos de sapatos de couro para mulheres. As botas são um estilo popular entre as mulheres, e são fabricadas em todos os tipos de couro, contudo, os modelos feitos com couro de bezerro são os de melhor qualidade. A altura das botas femininas varia do tornozelo até a altura das coxas, e geralmente acompanham algum tipo de salto alto.

Dentre os outros tipos de sapatos femininos estão os sapatos Mary Janes, que possuem uma ponta arredondada, salto plano e uma fivela que cruza o topo do sapato. Escarpins de couro são produzidos em vários modelos e possuem salto, geralmente possuem a frente pontiaguda e são fáceis de calçar; alguns têm tiras no tornozelo. Todos esses sapatos variam no tipo de couro de que são feitos, e geralmente o preço do sapato é um bom indicador da qualidade utilizada. Por exemplo, se um sapato é muito caro, ele deve ser feito de couro de bezerro, porco ou bode; se for mais barato, provavelmente é feito de nobuck, camurça ou couro de vitela

Tipos de sapatos de couro
Botas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Instruções de cuidado

É importante saber cuidar corretamente de seus sapatos de couro para prolongar a vida útil deles. Para tal, Nordstrom recomenda manter seus sapatos de couro livre de poeira, utilizando uma cera de polimento que combine com o tom de cor do couro, além de usar também um condicionador para couros à base de óleo. Caso o seu sapato fique molhado, deixe-o secar em contato com o ar.

Tipos de sapatos de couro
cuidar (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível