×
Loading ...

Como tirar bolhas de ar de cimento

Atualizado em 17 abril, 2017

O cimento é a mistura utilizada para criar concreto, que serve para fazer calçadas, estradas, ornamentos de jardim e outros objetos de paisagem. As bolhas de ar presas em uma mistura de cimento podem causar buracos ou bolsas no concreto terminado. Elas são causadas pelo ar preso embaixo da parte áspera na mistura do cimento. Para prevenir buracos ou bolsas, o ar deve ser libertado do meio do sedimento e este voltar para a superfície.

Instruções

Remover bolhas de ar antes de utilizar o concreto resulta em um projeto melhor (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Projetos maiores

  1. Coloque o cimento em camadas. Cada camada deve ser um pouco mais fina do que o comprimento da ponta do vibrador de concreto. Por exemplo, a ponta do vibrador de concreto mede 25 cm, então as camadas de cimento devem ter de 20 a 22 cm de espessura.

    Loading...
  2. Coloque a ponta do vibrador de concreto na primeira camada de cimento e ligue. Deixe o vibrador trabalhar de dez a 15 segundos ou até começar a formar uma pasta ou espuma em volta da ponta do vibrador.

  3. Remova a ponta e mova-o de 40 a 45 cm da primeira inserção. Coloque a ponta no cimento e ligue novamente, deixando trabalhar durante dez a 15 segundos.

  4. Repita esse processo no projeto inteiro. Sobreponha as inserções da ponta do vibrador para que nenhuma fique mais do que 40 a 45 cm da anterior.

  5. Coloque uma segunda camada de cimento na primeira camada depois de utilizar o vibrador.

  6. Repita os passos de 2 a 4 para a segunda camada. Certifique-se de que quando colocar a ponta do vibrador de concreto, os últimos 2 ou 5 cm penetraram na camada anterior de cimento. Isso ajudará uma camada a aderir na outra.

  7. Repita o processo acima para cada camada de cimento que adicionar.

    Pequenos projetos

  1. Encha o molde de cimento ou forma como desejado.

  2. Coloque uma mão em cada lado do molde ou forma e gentilmente chacoalhe para frente e para trás.

  3. Continue chacoalhando durante alguns minutos ou até ver as bolhas de ar chegando na superfície do cimento.

  4. Caso esteja utilizando um molde de metal, madeira ou plástico, gentilmente bata dos lados com um martelo para vibrar melhor o cimento.

  5. Bata em cada lugar durante um ou dois minutos ou até ver as bolhas chegando na superfície, depois escolha um segundo lugar que esteja alguns centímetros mais longe do primeiro e repita o processo.

  6. Repita o passo 5 em torno de todo o molde ou forma.

Loading...

Dicas

  • Um cimento mais fino possui menos chances de criar bolhas de ar do que os cimentos ásperos.
  • Faça um teste de pressão antes de colocar seu cimento. Encha um copo com a mistura de cimento e vire de ponta cabeça em um prato de papel. Remova o copo. Idealmente, o copo deve continuar, mas os lados do copo devem inchar. A altura da forma de copo deve ter aproximadamente 1/2 a 3/4 da altura do copo.

Aviso

  • Remova as bolhas de ar antes do cimento secar. Quando estiver seco, você não conseguirá removê-las.
  • Lave imediatamente as ferramentas e moldes utilizados para colocar o cimento.

O que você precisa

  • Vibrador de concreto
  • Martelo

Referências

Loading ...
Loading ...