Toalhas de bambu versus algodão

Escrito por siva stephens | Traduzido por laís ferenzini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Toalhas de bambu versus algodão
As toalhas feitas de fibra de bambu podem não ser tão amigavelmente ecológicas como você pensa (three towels image by Horticulture from Fotolia.com)

Com tantas pessoas se esforçando para diminuir a emissão de carbono e viver uma vida "mais verde", o tecido de bambu soa como a solução perfeita. O bambu cresce livremente em quase qualquer lugar, cresce tão rápido, que é infinitamente renovável e pode ser cultivado sem nenhum produto químico. Os fabricantes de artigos feitos de tecido de bambu--especialmente as toalhas de tecido turco--afirmam que seus produtos são melhores do que as toalhas de algodão por serem orgânicos, sem pesticidas, antimicrobianos e biodegradáveis.

Outras pessoas estão lendo

As próprias plantas

O bambu cresce mais rápido do que qualquer outra planta e não requer pesticidas ou fertilizantes. É uma planta adaptável e pode ser cultivado sobre quase qualquer condição de água e solo. O algodão pode ser cultivado organicamente (ou seja, sem produtos químicos) ou ser fertilizado, pulverizado com pesticidas e branqueado. Os pés de algodão requerem solo fértil e irrigação constante. Ambas as plantas crescem tão bem e rápido que são consideradas recursos renováveis.

Orgânicos ou não?

Ambas as plantas podem ser cultivadas organicamente--ou seja, sem uso de pesticidas, herbicidas, fertilizantes ou outros produtos químicos. As fibras de bambu ou algodão podem ser certificadas como uma colheita orgânica pelo Programa Nacional de Orgânicos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos .

Processamento

A fibra de algodão pode ser penteada, fiada, passada no tear e cosida em toalhas sem alterar a sua essência como um produto natural. Mesmo se cultivada com produtos químicos e branqueada ou tingida no processo de fabricação, estes passos não vão mudar a sua composição fundamental. O fio de bambu é preparado usando pesados produtos químicos para liquefazer a polpa do bambu, que é então transformada em fios--um processo semelhante ao usado para fazer raiom ou seda artificial de pinheiros, que também libera poluentes no ar.

Reivindicações

Os fabricantes de toalhas de bambu afirmam que elas são mais absorventes que toalhas de algodão e que são antimicrobianos. Embora seja verdade que o bambu cru possua essas características, uma vez que ele tenha sido processado não é diferente do raiom. Os fabricantes afirmam também que as toalhas de bambu são mais suaves do que as de algodão, mas em um teste do Wall Street Journal, as preferências dos voluntários dependeram mais do trançado e da espessura da toalha mais do que a da composição dela. Alguns fabricantes de toalha de bambu também afirmam que os seus produtos são biodegradáveis, o que é falso.

Considerações

O crescimento do bambu é mais rápido e fácil no solo visto que não exige a utilização de quaisquer produtos químicos. O plantio de algodão usa uma grande quantidade de água e libera substâncias químicas no solo se não forem cultivados organicamente. O processamento de algodão pode ser completamente orgânico ou utilizar branqueador e corante para tingir o produto final, enquanto que o do bambu usa produtos químicos pesados e processa a fibra num material quase que totalmente sintético.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível