Mais
×

Como tocar uma Gaita de 32 furos

A gaita de 32 furos é uma forma de gaita trêmula. Enquanto as gaitas comuns possuem uma única fileira de furos, a gaita trêmula possui dois. Cada par representa uma nota, e ambos os furos são tocados simultaneamente. As notas são levemente desafinadas entre elas, assim, quando tocadas juntas, um som trêmulo ou "oscilante" é gerado. Além do mais, enquanto harmônicas típicas possuem duas notas por furo -- uma ativada pelo sopro do ar, e a outra pela sucção do mesmo -- os pares de furos numa gaita trêmula são ativados tanto por um quanto por outro.

Instruções

Gaita comum (harmonica image by Julia Chernikova from Fotolia.com)
  1. Segure sua gaita com as duas mãos. Como iniciante, não se preocupe em segurá-la de uma maneira correta; por hora, simplesmente segurar cada ponta é suficiente, coloque os polegares para baixo. Não bloqueie nenhum furo.

  2. Seque seus lábios e coloque sua boca nas fileiras de furos --lembre-se de tocar os furos em pares verticais-- e sopre. Enrugue seus lábios e tente soprar um par de furos de cada vez. Não desanime, encaixar seus lábios corretamente requer prática.

  3. Explore sua gaita. Não se preocupe com teorias ou técnicas. Pratique até se familiarizar com o desenho do instrumento e ter uma boa ideia de quais furos são ativados por sopro e quais são ativados por sucção.

  4. Tente tocar uma música que você se lembre apenas com a memória. Músicas tradicionais como "Atirei o pau no gato" são boas para começar. Isso vai ser um avanço muito devagar no começo, mas seja paciente; encontre cada nota, não importa o quanto vai demorar.

  5. Pratique, pratique e pratique. Experimente com diferentes formas de soprar e aprenda como as variações afetam o som.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article