×
Loading ...

Como tocar uma flauta de bambu

Atualizado em 17 abril, 2017

A flauta de bambu tem uma rica tradição de uso em toda a Ásia e nas Américas. Embora seja tocada como uma flauta convencional, sua moldura de madeira produz um som rico, claro e único. Aprender a tocar flauta de bambu é um desafio, mas imensamente gratificante.

Instruções

Flauta de bambu (http://joeyflute.com/images/thumbnails/flute.jpg)
  1. Pegue a flauta com a mão esquerda. Gire-a de modo que o bocal esteja voltado para você. A flauta deve se estender para a direita.

    Loading...
  2. Prenda sua mão esquerda em torno da flauta e coloque seus três dedos centrais ao longo dos três buracos mais próximos do bocal. Levante sua mão direita e, com a palma virada para fora, coloque os três dedos centrais ao longo dos três buracos restantes.

  3. Posicione seus lábios e levante a flauta de modo que o bocal fique um pouco a frente e um pouco abaixo da abertura que criou com seus lábios. A flauta de bambu é um instrumento de sopro sem divisões, portanto, para gerar som, você deve criar uma coluna de ar no interior da flauta. Para fazer isso, é preciso soprar através do bocal, ao invés de para dentro dele.

  4. Levante todos os seus dedos e, com os lábios franzidos, sopre um fluxo constante de ar em cima do buraco da boca. Experimente segurar a flauta em diferentes posições e soprar o ar de diferentes formas, até que consiga produzir um tom claro e constante.

  5. Coloque o dedo indicador de sua mão esquerda (o dedo mais próximo de sua boca) sobre o primeiro buraco. Sopre o ar utilizando os lábios da mesma forma como antes para produzir um tom. O tom será uma nota mais alta do que o produzido com todos os dedos suspensos.

  6. Continue a colocar os dedos nos orifícios correspondentes, enquanto sopra sobre o orifício de sopro para produzir tons continuamente elevados. Para reproduzir uma escala completa, toque cada tom até chegar ao dedo anelar de sua mão direita. Para inverter a escala, levante cada dedo individualmente, começando pelo dedo anelar da mão direita, até que todos os dedos estejam levantados e o tom original soe.

  7. Misture e combine as notas da escala para criar ou imitar uma melodia.

Loading...

Dicas

  • O último buraco à direita pode ser coberto pelo dedo anelar ou pelo dedo mindinho, dependendo da sua preferência.
  • Pratique cada tom até tê-lo dominado, antes de passar para o próximo.

O que você precisa

  • Flauta de bambu

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...