Mais
×

Como fazer uma tomada funcionar com um interruptor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tomadas precisam estar conectadas a um circuito elétrico em sua casa para fornecerem energia a equipamentos ligados nelas. Se quiser controlar o fluxo de eletricidade que vai até uma tomada, é possível ligá-la a um interruptor de parede. A tomada e qualquer aparelho ligado a ela, como ferramentas elétricas, irão depender da posição do interruptor para começarem a operar.

Instruções

Um interruptor pode controlar o fluxo de energia para uma tomada (electrical outlet image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Desligue a eletricidade do circuito em que está trabalhando na caixa de disjuntores. Se você não souber qual disjuntor controla o circuito, conecte uma lâmpada na tomada, ligue-a e veja qual disjuntor a desativa.

  2. Corte o cabo de energia que leva à tomada em que você desejar instalar o interruptor. Remova 5 cm da capa do cabo de energia em cada lado do corte, expondo os fios preto e branco isolados dentro do cabo. Descasque 1 cm de isolante de cada fio.

  3. Afrouxe os parafusos na lateral do interruptor com uma chave de fenda. Há dois em cada lado do interruptor. Os parafusos de um lado serão prateados, e do outro, cor de latão.

  4. Coloque as pontas descascadas dos fios preto e branco na fiação que leva à tomada abaixo dos parafusos afrouxados do interruptor -- a extremidade do interruptor na posição de desligado. Coloque o fio preto embaixo do parafuso cor de latão e o branco no prateado. Aperte os parafusos com uma chave de fenda para fixá-los no lugar.

  5. Prenda a fiação que leva à fonte de energia na outra ponta do interruptor.

  6. Ligue a energia e teste a operação do interruptor.

Aviso

  • Nunca tente trabalhar em um circuito elétrico energizado.

O que você precisa

  • Cortador de fio
  • Descascador de fio
  • Chave de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article