Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?

Escrito por sadie anderson | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Tomates saudáveis (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Tomates cultivados em casa são deliciosos, saudáveis e coloridos. Comer vegetais frescos e sazonais é bom para sua dieta e para o meio ambiente. Acima dessas boas razões de ter uma horta, está o sentimento de orgulho e realização que vem com ter cultivado os seus próprios belos tomates. Com essa alegria, no entanto, vem a frustração da podridão apical do fruto.

Outras pessoas estão lendo

O que é a podridão apical do fruto?

A podridão apical do fruto é uma doença que faz com que a ponta do tomate fique acinzentada e apodreça, não sendo mais comestível. A porção apodrecida pode ser um ponto pequeno ou pode consumir a maior parte do tomate. Ela frequentemente afeta o primeiro lote produzido.

Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Podridão apical do fruto (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)

Sintomas

A podridão apical do fruto normalmente começa a aparecer quando o tomate está de 1/3 a 1/2 do seu tamanho final, ainda verde.

Um dos primeiros sintomas é uma área escurecida, molhada embaixo do fruto. Isso normalmente passa batido. A pele do tomate começa a ficar cinza e com consistência de couro, com aneis concêntricos a partir da planta original. A parte boa do fruto ainda amadurece e fica vermelha, mas a porção afetada continuará cinza.

Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Sintomas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas

A podridão apical do fruto é causada pela deficiência de cálcio na planta. O cálcio do solo pode estar comprometido por regagens irregulares ou super-fertilização. Também é possível que o solo não contenha cálcio o suficiente para aguentar um tomateiro.

O primeiro grupo de tomates que uma planta cultiva são os mais prováveis de ser afetados, porque o seu crescimento rápido requer uma quantia grande de cálcio. Quando atingir seu tamanho máximo, os níveis são mais fáceis de manter.

Limitar ou danificar as raízes das plantas pode evitar que absorva cálcio suficiente. Podar demais também contribui para a podridão apical.

Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Tomates verdes (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Tratamento

Quando a podridão aplicar atinge um tomate, não pode ser curado. Essa doença é fisiológica, o que significa que fungicidas e inseticidas não podem ajudar. Felizmente, também não se transmite de um tomate para o outro. Corrigir maus hábitos de jardinagem evita que a planta tenha mais frutos apodrecidos.

Sprays de cálcio podem ser aplicados às folhas da planta, garantindo que os próximos tomates serão saudáveis. O fruto não absorve a substância, então os tomates existentes não serão afetados. A University of Georgia's Agricultural and Environmental Sciences Department sugere misturar 4 colheres de sopa de cloreto de cálcio com 1 litro de água e borrifar nas folhas generosamente. Isso deve ser repetido a cada 7 a 10 dias, quatro vezes, até completar o tratamento.

Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Aplique spray de cálcio (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Prevenção

Vários meses antes da plantação, espalhe cal sobre o solo para repor o cálcio. Use cobertura morta ao redor da base da planta.

Evite plantar no início da estação. Plantar em solo frio contribui para a podridão apical. Esperar o clima esquentar é essencial. É difícil prever, então é bom esperar.

Mantenha bons hábitos de regagem. Os tomateiros devem receber o equivalente a 2,5 cm de umidade por semana de chuva e regagem combinados.

Por que os tomates que planto apodrecem ao crescer?
Espalhe cal sobre o solo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível