×
Loading ...

Como trancar portas dobráveis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Portas dobráveis são muitas vezes usadas para closets e despensas. Elas são a solução para economia de espaço onde portas sanfonadas precisariam de muito espaço livre. Essas portas estão disponíveis em unidades avulsas ou em pares, e são muitas vezes deixadas destrancadas. Alguns donos de casa escolhem por trancá-las, para evitar que crianças ou outras pessoas acessem o conteúdo por trás da porta. Se você precisa de um simples cadeado a prova de crianças ou uma solução mais confiável, existem várias maneiras de trancar as portas usando ferramentas e equipamentos básicos.

Instruções

Existem diversas formas de preservar o conteúdo de portas dobráveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Trancas infantis simples

  1. Use um lacre para manter crianças fora da área protegida por uma porta dobrável. Passe o lacre ao redor de cada uma das maçanetas e, então, aperte-o para manter a porta fechada. Use os métodos próprios do lacre para afrouxar quando for necessário abrir a porta.

    Loading...
    Usar lacres pode ser uma solução simples (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Considere instalar trincas no topo da porta. Estes aparatos passam pela parte dobrável e evita a abertura. Para instalar o trinco, abra a porta e coloque-o em um dos lados. Feche a porta e deslize o trinco para ficar sobre a seção dobrável. Retire o trinco de cima da região da porta quando quiser abri-la. Alguns desses utensílios têm uma vara integrada para usuários menores.

    Instale uma trinca no alto (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  3. Crie uma folga para o trinco no alto, caso isso seja necessário. Estes trincos requerem 3 mm de espaço entre o alto da porta e a moldura. Procure pelos parafusos e porcas de ajuste na parte baixa (próxima as dobradiças) para configurar a porta mais para cima ou para baixo, conforme necessário.

    Ajuste a altura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Trancas de pino ou de cadeado

  1. Use trincos no topo de cada unidade da porta para adicionar mais segurança. Essas trancas são parafusadas na parte mais próxima das bordas, perto das dobradiças. O encaixe dos pinos é instalado na moldura ou na parede acima da porta. Procure por pinos longos para usuários menores.

    Existem opções para diferentes usuários (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  2. Corte parte do revestimento ou do calço da porta usando uma serra, conforme necessário, para acomodar os trincos de pino. Você também pode calçar a tranca usando um pedaço de madeira.

    Ajuste a região de instalação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  3. Coloque um fecho articulado entre as duas partes da porta dupla. Esses fechos são usados com cadeados para gerar mais segurança. Uma parte do gancho é colocada em uma unidade da porta e a outra parte é colocada na parte da frente na outra unidade. O fecho vai impedir que a porta se dobre e, consequentemente, impedirá que se abra sem o uso da chave.

    Cadeados são muito seguros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. Use um cadeado para proteger portas dobráveis únicas. Instale um ferrolho de forma que uma parte fique de um lado da seção dobrável e a outra parte fique no lado restante. O fecho deve cobrir a porção que dobra. Coloque o cadeado através do fecho para manter a porta fechada.

    Use trancas conforme necessidade e disponibilidade (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Tranca para porta dobrável
  • Diversos tipos de trincos
  • Furadeira
  • Parafusos
  • Serra
  • Gancho ou cadeado

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...