Como transformar partituras em tablaturas

Escrito por paul ramone | Traduzido por lucas alex rhossard
Como transformar partituras em tablaturas
Transfira a notas de uma partitura para uma tablatura (playing the guitar image by egirldesign from Fotolia.com)

A tablatura é um método de notação musical para a guitarra. Na tablatura -- abreviada como "tab"-- as notas da guitarra são mostradas em seis linhas, sendo que cada uma representa uma corda da guitarra. Já que a notação diz aos músicos exatamente onde colocar os dedos, geralmente é mais fácil do que ler uma partitura tradicional.

Instruções

  1. 1

    Leia as notas na notação padrão. Se quiser transferir uma música escrita em partitura, primeiro você precisa interpretar as notas. Por exemplo, se houver uma nota na clave de sol localizada abaixo da primeira linha, com um pequeno traço sobre ela, essa nota é um "Dó". Ela também é chamada de "Dó médio", porque no piano é o Dó que fica no meio do instrumento. Sobre o Dó está a nota Ré, e assim em diante até chegar na nota após o Sol, que também é um Dó. Esse Dó está uma oitava acima do anterior, mas é a mesma nota.

  2. 2

    Encontre a nota na guitarra. Cada linha representa uma nota. Indo da corda mais grave até a mais aguda, essas notas são "Mi-Lá-Ré-Sol-Si-Mi". Essas são as notas tocadas se nenhuma das cordas estiver sendo segurada no braço. Por exemplo, se quiser tocar a nota "Ré", toque a terceira corda de cima para baixo sem apertar nenhuma corda com a outra mão. Se você apertar alguma corda na primeira casa, próximo à ponta, a nota aumenta um meio tom. Por exemplo, se você colocar o dedo indicador sobre a primeira casa da corda Ré, ela passa a ser um Ré Sustenido (D#). Colocar o dedo na segunda casa sobe mais meio tom, para Mi.

  3. 3

    Converta cada nota para o formato de tablatura. Nesse formato existe seis linhas paralelas horizontais representando as cordas do instrumento. A corda mais baixa corresponde ao Mi mais grave e a linha superior representa o Mi mais agudo. São usados números sobre as linhas para indicar qual casa deve ser tocada, ou seja, qual parte da corda deve ser tocada com a mão do braço. Nesse caso, para indicar um Ré, coloque um "0" sobre a terceira linha, de baixo para cima. Isso indica que a corda seja tocada solta, sem pressionar nenhuma casa. Se quiser ter um Mi sobre o Ré, coloque o número 2 na terceira linha, dizendo ao músico para colocar o dedo na segunda casa da terceira corda.

  4. 4

    Escreva acordes na tablatura. Os acordes são indicados colocando os números um sobre o outro. Enquanto duas notas diferentes seriam separadas, as notas do acorde são empilhadas verticalmente. Por exemplo, o acorde comum Dó é construído com as notas Dó, Mi e Sol. Na notação musical padrão isso é indicado da seguinte maneira: uma nota sob a primeira linha com um traço sobre ela, Dó médio; uma nota sobre a primeira linha da clave, Mi; e uma nota na segunda linha, Sol. Para escrever na tablatura, coloque um "3" na segunda linha, um "2" na terceira e um "0" na quarta. Todos os números são colocados verticalmente, instruindo o músico a tocar as três notas juntas

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível