on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como transpor de piano para trompete

Atualizado em 20 julho, 2017

O piano toca em tom de concerto enquanto o trompete toca no tom de Bb. Isto significa que quando um trompetista toca um C, eles estão na verdade tocando um Bb. A transposição do piano cria problemas práticos adicionais. Já que o trompete tem uma tessitura limitada em relação ao piano, algumas notas no piano podem precisar de transposição uma oitava ou duas acima para se adequar ao trompete.

Instruções

O trompete toca em um tom diferente do piano (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Estude e memorize a escala cromática. Esta escala é composta de 12 tons e cinco tons enarmônicos. Os tons enarmônicos são aqueles que soam iguais, mas são escritos de forma diferente. C#, D#, F#, G# e A# são equivalentes enarmonicamente a Db, Eb, Gb, Ab e Bb.

    Loading...
  2. Transponha as notas na parte de piano de uma segunda maior. A segunda maior é composta por dois semitons. Isto significa que um Ab é escrito como um Bb na música para trompete.

  3. Verifique a tessitura da parte transposta. Se a música transposta for mais grave que o F# abaixo do C central ou superior a duas oitavas acima do C central, você deve alterar as notas em uma oitava para que elas caibam no registro do trompete.

Loading...

Dicas

  • Transposições corretas envolvem alterar o tom por uma nota e dois semitons. Enquanto um Gb transposto para um G# seria correto auditivamente, está com o tom errado e deve ser escrito como Ab.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...