Tratamento caseiro para deixar de roer as unhas

Escrito por dawna theo | Traduzido por bruna leoncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Roer as unhas não apenas deixa-as feias, mas também pode espalhar doenças, causar infecções e dor. Essa mania pode começar na infância e prosseguir até a fase adulta. Os pais podem utilizar remédios e tratamentos caseiros para ensinar seus filhos a não roer as unhas e os adultos também podem cortar esse hábito.

Outras pessoas estão lendo

Mudança de comportamento

Roer as unhas pode ser resultado de tédio, ansiedade ou apenas mania. Utilizar tratamentos de mudança de comportamento pode ajudar a reduzir esse processo. Para ajudar a pessoa a se motivar, peça a ela para olhar no espelho quando estiver roendo as unhas para que ela veja como os outros a enxergam. Filme a pessoa secretamente enquanto ela estiver roendo as unhas para motivá-la a parar com isso.

Mantenha um diário do que leva você a roer as unhas. Saiba com que frequência você faz isso e quais situações pioram o processo. Uma vez que você tenha descoberto quais são essas situações, você pode ocupar as mãos ou usar luvas durante os momentos mais críticos.

Unhas bem cuidadas

Mantenha as unhas curtas e lixadas. Algumas vezes, as pessoas roem as unhas para deixá-las retas, principalmente se existirem pontas para mordiscar. Lixe as unhas diariamente. Mantenha suas cutículas aparadas e saudáveis, pois algumas pessoas começam a roer por elas. Aplique esmalte para desencorajar o processo.

Deixe as unhas embebidas em óleo

Embeba suas unhas, duas vezes por dia, em azeite, óleo de bebê ou óleo de vitamina E. Óleo de rícino também é uma boa escolha, pois o gosto será horrível quando você colocar as unhas na boca. Esses óleos mantêm a unha forte, prevenindo rachaduras e quebras e até mesmo auxiliando no crescimento.

Gosto apimentado e amargo

Esfregue pimenta caiena em pó (ou outro tipo de pimenta bem ardida) nas unhas para que sua língua queime ao tocá-las. Adquira a pimenta mais ardida que você puder encontrar, abra e esfregue as sementes nas unhas. Tome cuidado ao aplicar esse método em crianças, ele pode ser muito intenso ou doloroso se a pimenta entrar em contato com os olhos.

Esfregue suco de limão, vinagre ou outra substância amarga e não tóxica nas unhas diversas vezes ao dia.

Vitamina B

Se o processo de roer as unhas for devido ao estresse e à ansiedade, tomar vitamina B (inositol) pode ajudar. De acordo com o Dr. Penzel, da Westsuffolk Psychology, essa vitamina aumenta os níveis de serotonina do cérebro, reduzindo a depressão e a vontade de roer as unhas.

Luvas

Mantenha suas mãos cobertas com luvas para que você não consiga mordiscar as unhas. Use as luvas com frequência até que esse hábito seja quebrado. Outra opção é colocar uma bandagem adesiva ao redor de cada dedo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível