Tratamento natural e alívio da dor para ferimentos na perna

Escrito por sean russell | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento natural e alívio da dor para ferimentos na perna
Ambiente natural (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Feridas nas pernas, quando negligenciadas, tornam-se a causa de muitas infecções, doenças e parasitas. Além disso, a dor causada por um ferimento grave na perna pode ser insuportável, especialmente quando se está em um ambiente hostil e longe de ajuda. Embora tratamentos médicos naturais não devam ser utilizados como substitutos para um tratamento médico profissional, existem alguns remédios naturais que podem ajudar até que o socorro chegue.

Outras pessoas estão lendo

Desinfetante

Substâncias bactericidas e antimicrobianas podem ser encontradas por toda a parte na natureza. A maioria das sementes das plantas, e muitas das próprias plantas, são revestidas por um desinfetante para protegê-las dos diversos predadores microbianos. Algumas dessas substâncias químicas são venenosas até para os seres humanos, mas algumas plantas comuns podem ser usadas para desinfetar até mesmo grandes ferimentos.

Musgo de turfa

O musgo de turfa cresce por toda a parte do mundo e possui propriedades antimicrobianas bem poderosas. Você deve moer lentamente uma grande quantidade do musgo por algum tempo para liberar a substância química e matar quaisquer pulgões ou pequenos insetos que estejam infestando a área, e depois aplicá-la no ferimento da perna como uma compressa. Ao secar, o musgo adere na ferida como um curativo. Isto vai manter a ferida livre de bactérias e relativamente bem protegida de outros elementos até que a ajuda chegue.

Bálsamo de óleo de abeto

O bálsamo de abeto, que cresce por toda a América do Norte, contém um óleo com muitas substâncias antibacterianas e também seca como um selante. Esse óleo pode ser obtido em pequenas quantidades a partir do compartimento das vagens localizadas por toda a casca da árvore ou em grandes quantidades ao ferver a própria casca (se você possuir os equipamentos, como um forno portátil ou até mesmo um pequeno pote) e raspar o óleo do topo. Depois que esfriar, aplique e espalhe uma quantidade generosa no ferimento. O lado externo continuará pegajoso e alguma sujeira pode se fixar no local, mas a ferida continuará limpa e selada. Por possuir suaves propriedades anestésicas e por agir como um selante hermético, o bálsamo de óleo de abeto é especialmente útil para queimaduras.

Banana-da-terra

A banana-da-terra é cultivada por todo o hemisfério sul e em algumas partes do sul dos Estados Unidos. As bananas-da-terra normalmente são consumidas como alimento, mas suas folhas também podem ser utilizadas como analgésico. Sua folha pode crescer até mais que 2 m e ficar bem grande. Para ativar as propriedades analgésicas, mastigue ou triture uma boa porção delas. Quando a superfície da planta chegar a uma consistência de polpa, espalhe-a em um outro pedaço limpo de folha da banana-da-terra e amarre-a, como um curativo, ao redor da ferida. Este método pode ser repetido a cada hora.

Bétula, salgueiro ou choupo

Se a dor persistir com qualquer um desses tratamentos, tente mastigar folhas de bétula, salgueiro ou choupo. As folhas dessas árvores contêm ácido salicílico (o ingrediente ativo na aspirina) e podem ser usadas para tratar desde dor de cabeça a pequenos ferimentos ou queimaduras. Este tratamento comum também funciona como um anti-inflamatório para contusões.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível