Mais
×

Tratamento para a osteomielite da mandíbula

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A osteomielite ocorre quando um osso torna-se infeccionado. Apesar de ocorrer mais frequentemente nos ossos dos membros, coluna vertebral e pelve, pode também afetar a mandíbula. A osteomielite na mandíbula é uma condição rara que outrora era tida como incurável, porém os avanços na medicina fizeram esta condição tratável. Ela pode apresentar-se em formas aguda ou crônica. É uma doença grave e se o tratamento adequado não for procurado, pode destruir seus ossos.

A osteomielite na mandíbula é uma condição rara (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Sintomas

Os sintomas da osteomielite na mandíbula incluem dor, sensibilidade, inchaço ao redor da mandíbula, drenagem na cavidade sinusal, perda de dentes, produção de pus e ossos em necrose. Fatores que podem levar a osteomielite incluem tabaco, anemia, infecções virais e desnutrição. Como a condição apresenta sintomas que são comuns em muitas outras doenças, a osteomielite pode ser difícil de diagnosticar em um primeiro momento. Se você tem osteomielite crônica, a fadiga debilitante também é um sintoma muito comum.

Diagnóstico

Se o seu médico suspeitar de osteomielite, ele pedirá vários exames antes que possa fazer um diagnóstico contundente. Embora um exame de sangue não defina um diagnóstico de osteomielite, um elevado nível de células brancas do sangue irá indicar que o corpo está lutando contra uma infecção. Se a sua osteomielite estiver avançada, um raio-X mostrará a extensão dos danos. Se precisar de uma imagem melhor, o seu médico pode recomendar uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Ele também pode remover um pedaço do seu osso para uma biópsia. Esta biópsia verificará o tipo de bactéria que tem infectado o mesmo.

Tratamento

Na maioria das vezes as infecções da mandíbula são ocasionadas pela flora polimicrobianas, assim antibióticos são utilizados para tratar a infecção. O seu médico pode prescrever a penicilina, clindamicina e metronidazol. Dependendo do grau da infecção, cirurgias podem ser necessárias. O seu médico irá decidir qual o melhor procedimento baseado no dano causado pela infecção. Alguns dos ossos e tecidos podem necessitar de remoção, fraturas de reparação e os dentes apodrecidos extraídos. Você também pode querer consultar um cirurgião buco-maxilo-facial para ver se a reconstrução facial é necessária.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article