Saúde

Tratamentos caseiros para seios doloridos após a amamentação

Escrito por leigh anthony | Traduzido por luiza g. brando
Tratamentos caseiros para seios doloridos após a amamentação

A amamentação é muito importante para o bebê

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Muitos médicos consideram o leite materno como a melhor forma de nutrição para os bebês. Entretanto, para as mães, principalmente no começo, a amamentação pode não acontecer tão naturalmente quanto ela supôs. Amamentar pode deixar os seios e os mamilos doloridos, mas há tratamentos que ajudam.

Outras pessoas estão lendo

Continue a amamentar

Quando os seios estiverem doloridos, continue a amamentar ou bombear regularmente. De acordo com a La Leche League International (LLLI), os seios doloridos após a amamentação costumam ser o resultado de dutos obstruídos ou uma infecção nos seios. Embora a infecção provavelmente necessite de cuidados médicos, é aconselhável que todas as mães continuem a amamentar para conseguir algum alívio. Não é perigoso para o bebê mamar mesmo quando há uma infecção. Mude a maneira como segura o bebê enquanto amamenta. A LLLI diz que as mães que usam diferentes métodos para segurar o bebê quando amamentam conseguem drenar os seios mais eficazmente do que as que seguram o bebê de um só jeito. As mães devem alternar entre segurar o bebê na transversal, encostando barriga com barriga, na lateral do corpo, segurando-o com um dos braços, e amamentar deitada.

Tratamentos

Aplique calor de diversas maneiras diferentes aos seios. Isso providencia alívio e ajuda a desobstruir os dutos. O calor pode ser aplicado com uma almofada térmica em temperatura baixa, ao tomar um banho quente ou inclinando-se sobre uma tigela com água morna e colocando os seios diretamente dentro dela. Amamentar enquanto os seios estiverem mornos ajuda o leite a fluir melhor. De acordo com a LLLI, massagear os seios afetados durante as sessões de aplicação de calor ajuda a desobstruir os dutos. Descase bem quando estiver amamentando, pois isso exige um enorme esforço físico. É importante dormir bem, alimentar-se direito e hidratar-se continuamente durante a época da amamentação. Ficar relaxada nas sessões de mamar ajuda a aliviar as dores e os incômodos associados à tarefa. Se o mamilo ou a área em torno dele estiverem doloridos ou rachados, aplique uma fina camada de leite materno no local após dar de mamar. Deixe secar naturalmente para uma solução totalmente natural para os sintomas dolorosos da amamentação.

Procure ajuda

Procure ajuda médica se achar que tem uma infecção. Infecções nos seios, como a mastite, costumam ser tratadas com antibióticos que requerem prescrição médica. Marque uma consulta com um consultor em lactação. Esse profissional treinado consegue saber se o bebê está mamando corretamente no seio. Se a amamentação estiver incorreta, poderá causar dor nos mamilos e na área ao redor. Corrigir a técnica de amamentar pode tornar esse momento mais agradável e eficiente para a mãe e o bebê.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media