Como tratar furúnculos

Escrito por stephanie crumley hill | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Furúnculos são feridas vermelhas e circulares na pele que causam dor. Alguns respondem a tratamentos caseiros, embora outros precisarão de uma intervenção médica. Os tratamentos caseiros visam aliviar a dor e drenar a infecção.

Outras pessoas estão lendo

Calor úmido

A melhor maneira de aliviar a dor do furúnculo é aplicando calor úmido. Aqueça uma toalha úmida ou use uma bolsa térmica sobre uma compressa úmida. O calor úmido ajudará não somente a aliviar a dor, mas também a aumentar a circulação na área afetada. Conforme a circulação aumenta, mais células brancas, que lutam contra a infecção, fluirão para o local infeccionado. Se o furúnculo puder ser submergido, em um balde ou banheira, você também pode acrescentar sal marinho à água para aumentar a eficácia do tratamento.

Cúrcuma

A cúrcuma é um remédio ayurvédico para furúnculos. Ela ajuda a reduzir a inflamação, a manter um sistema digestivo mais saudável e funciona como um antibiótico natural. Pode ser ingerida três vezes por dia. Misture uma colher de chá de cúrcuma a um líquido e beba a solução, seguida por duas xícaras de água pura. Repita esse processo por vários dias. Não opte por esse tratamento se estiver tomando anticoagulantes, também conhecidos como afinadores do sangue, ou se tiver uma via biliar obstruída. A substância pode causar desidratação e constipação, por isso, beba bastante água e ingira muitas fibras. Uma pasta feita com cúrcuma e água também pode ser aplicada no furúnculo para acelerar a cura.

Unguento de basilicão

O unguento de basilicão ajuda a desenvolver uma casca ou pústula sobre a ferida (depois que o furúnculo forma uma casca, ele se abre e drena sozinho). Não pressione ou aperte um furúnculo, pois você pode espalhar a infecção. Você pode comprar esse unguento ou fabricá-lo em casa. Para fazê-lo, misture uma colher de chá de pó de cúrcuma, ½ colher de chá de gengibre, 1 colher de sopa de mel e uma pitada de sal. Coloque a mistura em uma gaze e aplique-a sobre o furúnculo. Para manter a área aquecida, cubra a gaze com um filme plástico e coloque mais gaze. No lugar do unguento de basilicão, você pode colocar um pouco de pasta de tomate, alho fresco ou um pedaço de batata crua. Sempre lave as mãos antes e depois de tocar o furúnculo. Seja cuidadoso para não deixar o pus tocar outras partes do seu corpo. Limpe a área afetada com sabão para impedir que a proliferação da infecção.

Procure ajuda médica

Furúnculos podem levar vários dias ou até semanas para curarem. Você deve procurar ajuda médica se apresentar febre, for diabético ou tiver um sistema imunológico comprometido, se houver estrias vermelhas próximas ao furúnculo, se estiver sentindo muita dor ou se não houver melhora depois de alguns dias. O seu médico pode receitar antibióticos e/ou espetar o furúnculo (para abri-lo e drenar o pus).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível