Mais
×

Como reduzir o inchaço causado pela dor de dente

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O inchaço no rosto causado pela dor de dente ocorre quando os tecidos faciais e orais se inflamam devido a ferimentos ou infecções. Esse inchaço pode surgir acompanhado de dor muito forte e latejante ou pode ser bem fraca ou inexistente. Além disso, o inchaço pode causar vermelhidão e ardor. Esse problema deve ser tratado, caso contrário poderá prejudicar a fala e a capacidade de ingerir alimentos. Aqui vão alguns passos para aliviar o inchaço do rosto causado por esse problema.

Instruções

É importante ir ao dentista para saber a causa da dor de dente (Getty Images)
  1. Visite um dentista, ele definirá a causa da dor de dente e do inchaço no seu rosto. Inicialmente, a boca e os dentes serão examinados, com um possível pedido de radiografia. O tratamento será baseado na avaliação odontológica.

  2. Compre um remédio anti-inflamatório. Até mesmo sem prescrição médica, obtê-lo ajudará a reduzir a dor de dente e o inchaço no rosto. Não aplique o medicamento diretamente sobre o dente infectado. O ácido contido nele poderá causar úlceras na boca em torno do abscesso ou inchaço.

  3. Se receitados por seu médico ou odontólogo, tome antibióticos. A dor de dente e o inchaço podem ser causados por infecção nos dentes ou nas gengivas. Quando eliminada, o inchaço também desaparecerá. Tome todos os medicamentos conforme indicado pelo profissional de saúde para assegurar que a infecção seja completamente curada.

  4. Utilize gelo. Aplique uma bolsa de gelo na área inchada do rosto. Ele irá diminuir o inchaço e minimizar a dor de dente, mas não aplique-a diretamente na pele. Cubra o gelo com um pano limpo ou use uma bolsa de gelo. Deixe a área afetada resfriar por 20 minutos, quatro vezes por dia.

  5. Extraia o dente. Se ele estiver infectado ou danificado, você poderá precisar arrancá-lo ou realizar um tratamento de canal. Quando for removido, a dor e o inchaço desaparecerão.

Dicas

  • Procure um dentista imediatamente para evitar que a infecção se alastre para outras partes do corpo, o que pode trazer graves complicações.
  • Evite ficar deitado com a cabeça baixa, isso aumentará o inchaço, pois os fluidos poderão se acumular nos tecidos faciais e nos olhos. Para dormir, apoie-se em travesseiros.

Aviso

  • Se o inchaço vier acompanhado de febre, calafrios, muita dor ou de dificuldade para abrir a boca, contate o médico ou odontólogo imediatamente. Você pode estar com uma infecção grave que necessite de tratamento adicional.
  • Inchaço abaixo do olho, dificuldades para engolir ou respirar são sinais de alastramento da infecção.
  • Evite tomar antibióticos sem prescrição médica. O uso indevido desse medicamento pode tornar resistentes bactéricas causadoras da infecção.
  • Compressas, analgésicos e outras receitas caseiras funcionam apenas como paliativo. Se a causa da infecção não for tratada, a dor retornará.

O que você precisa

  • Medicação anti-inflamatória
  • Antibiótico
  • Bolsa de gelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article