O que fazer para tratar um gatinho com os olhos pregados?

Escrito por sarah thompson | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer para tratar um gatinho com os olhos pregados?
Cuide da saúde de seu gatinho, limpando-lhe os olhos (David De Lossy/Photodisc/Getty Images)

Olhos pregados em gatos de qualquer idade são caracterizados por secreções mucosas ou aquosas, dor e incapacidade de abrir os olhos devido à formação de crostas endurecidas. Apesar de você precisar levar seu gatinho a um veterinário para o diagnóstico e o tratamento adequado, o desconforto do animal pode ser aliviado através de procedimentos simples feitos em casa.

Outras pessoas estão lendo

Limpe as secreções

Limpar a secreção dos olhos pregados ajuda a manter a área limpa e a aliviar o desconforto mais rapidamente. Umedeça um pano macio e limpo ou um chumaço de algodão com água morna. Esprema o excesso de água. Com cuidado, aplique nos olhos de seu gatinho e limpe a secreção. Isso também deve remover as crostas e proporcionar bastante alívio. Faça isso duas vezes por dia ou sempre que necessário, para que o acúmulo e o endurecimento das secreções não ocorram. Em vez de água, você também pode usar um colírio específico para animais de estimação, que não necessita de prescrição. Esses colírios têm um pH equilibrado e talvez não causem tanto ardor quanto a água.

Fornecer lágrimas artificiais

Limpar as secreções ajuda a manter as pálpebras e a área ao redor do olho limpas, mas a superfície do olho precisa de limpeza também. Como não é seguro que você limpe o olho por conta própria, forneça lágrimas artificiais a seu gatinho. Estas são um agente de autolimpeza do olho e ajudam a remover quaisquer partículas que possam resultar em olhos pregados. Você pode fazer isso com a medicação que o veterinário recomendar para as necessidades específicas do gato.

Use uma compressa

Você também pode usar um pano como uma compressa. Isso não só ajuda a soltar as crostas difíceis de sair e a manter os olhos limpos, mas também proporciona alívio e conforto para o gatinho. Umedeça um pano limpo com água morna e torça-o para retirar o excesso. Aplique nos olhos do animal e segure suavemente a compressa no lugar por cinco minutos. Se o gatinho não gostar de ficar com ambos os olhos cobertos, aplique a compressa em um de cada vez, durante cinco minutos cada. Depois de aplicá-la em um olho, enxague o pano e aplique no outro. Se apenas um deles estiver pregado, não é necessário utilizar o pano no olho saudável.

Cuide da pelagem de seu gatinho

As irritações oculares podem ser causadas por excesso de pelos em torno dos olhos. O pelo fica dentro do olho ou em constante fricção com ele, resultando em olhos pregados ou avermelhados. Para reduzir a irritação e evitar futuras ocorrências, escove regularmente o pelo para longe dos olhos de seu gatinho ou apare os pelos para remover o excesso.

Gatinhos recém-nascidos e olhos pregados

Os gatinhos com menos de duas semanas de idade não ficam com os olhos pregados; eles simplesmente não têm ainda a capacidade de abrir os olhos. Portanto, se os olhos do filhote não tiverem as características típicas de um olho pregado, exceto a incapacidade de abri-los, espere oito dias após ​​o nascimento para que abram.

Considerações

A prática de procedimentos que aliviem o desconforto dos olhos pregados, como panos úmidos e compressas, devem ajudar a abrir os olhos. Do contrário, tente abrir os olhos do gatinho usando seus dedos limpos. Faça isso apenas depois de ter usado uma compressa ou de ter umedecido o olho com um chumaço de algodão ou um pano com água morna e ter removido as crostas. Isso facilitará o processo quando você tentar abrir os olhos do animal, reduzindo a possibilidade de dor.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível