Cura para gatos recém-nascidos com pus nos olhos

Escrito por heather vecchioni | Traduzido por márcia r.m.z.c.
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Cura para gatos recém-nascidos com pus nos olhos
Infecções podem ser causadas por um arranhão acidental no momento da amamentação (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Filhotes recém nascidos podem ter diversos problemas de saúde, dentre os quais infecções oculares são bastante comuns. A infecção pode ter sido causada por vários fatores, desde se arranhar acidentalmente enquanto compete por um lugar para mamar, até quando a própria mãe lambe o rosto de um filhote logo depois de ter lambido seu traseiro. Independente do motivo, infecções nos olhos podem vir a ser um problema sério, e por isso é importante que sejam tratadas rapidamente.

Outras pessoas estão lendo

Diagnosticando infecções oculares

É muito comum que filhotes de gato com infecções oculares tenham pus saindo de seus olhos. Pus é um resíduo colorido e viscoso que também pode ter odor. O olho pode, ainda, apresentar vermelhidão e a terceira pálpebra exposta. Além disso, se houver uma quantidade muito grande de pus nos olhos do filhote, isso pode fazer com que eles se fechem. Gatos pequenos também podem ter resíduos transparentes saindo de seus olhos, porém isso não costuma ser grave e pode ser resolvido apenas com uma limpeza.

Tratando infecções oculares

Se seu gato tem pus saindo dos olhos não tente trata-lo você mesmo, pois ele precisa de antibióticos que só podem ser prescritos por um veterinário. Se a infecção não for tratada ela se estenderá pelo globo ocular e até a cavidade ocular, podendo levar a cegueira. Isso é extremamente danoso para gatos selvagens que podem se tornar incapazes de encontrar alimento, levando-os a inanição.

Quando for levar o filhote ao veterinário, a primeira coisa que ele fará é remover o pus do olho. É provável que você também precise fazer isso em casa. Use gaze de algodão embebida de solução oftálmica estéril para passar no olho e mantê-lo limpo. Procure não esfregar o local pois você pode acabar empurrando pus de volta para dentro do olho. O veterinário irá então checar se não há nenhuma úlcera, causada por um arranhão ou irritação. Ele prescreverá um antibiótico em gotas ou pomada para tratar a infecção. Dependendo da severidade do problema, os remédios precisarão ser aplicados apenas poucas vezes ao dia, por cerca de uma semana. Se a infecção for particularmente grave, um tratamento mais longo pode ser necessário.

Para aplicar a pomada ocular é melhor faze-lo vindo por de trás do filhote. Segure-o com as costas pressionadas contra para sua barriga. Mantenha o olho do gato aberto com uma mão, enquanto usa a outra para administrar o medicamento. Se você estiver usando uma pomada, faça uma linha sobre o local tomando cuidado para não tocar a ponta do aplicador nos olhos.do filhote. Se for aplicar em gotas, segure o frasco alguns centímetros de distância do rosto dele e aplique a quantidade prescrita no olho doente. Se depois de alguns dias de tratamento, o olho parecer estar piorando ou não demonstrar melhora entre em contato com seu veterinário.

O quanto antes começar a tratar a infecção, mais cedo ela será curada. Se você responder rapidamente ao problema, menores são as chances de um dano permanente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível