Mais
×

Como tratar um gato congestionado

Atualizado em 21 novembro, 2016

Infecções respiratórias são bastante comuns em gatos. Assim como as pessoas, eles podem entrar em contato com um vírus altamente contagioso e apresentar sintomas de gripe ou resfriado. Os sintomas de congestionamento incluem tosse, espirros, olhos lacrimejantes e, em alguns casos, dificuldade para respirar. A condição geralmente não é grave, mas os filhotes e idosos são mais sensíveis e devem ser levados a um veterinário imediatamente. As informações a seguir irão ajudá-lo a tratar um gato congestionado.

Instruções

Infecções respiratórias são bastante comuns em gatos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Mantenha o seu gato seco e quente dentro de casa. Assim como nos seres humanos, o frio e a umidade podem agravar os problemas respiratórios. Manter o seu animal aquecido ajudará no processo de cura natural. Coloque cobertores na cama do seu gato e nos locais onde ele gosta de tirar um cochilo pela casa.

  2. Estimule o apetite do seu gato com rações úmidas. Gatos congestionados muitas vezes perdem o apetite. Em parte, porque ele não consegue sentir muito bem o cheiro. O alimento molhado costuma ter um cheiro mais forte e atrairá mais facilmente o gato. É importante que o animal esteja forte para que seu organismo possa combater o vírus. Também é importante que ele se mantenha hidratado. Mantenha a tigela cheia de água fresca para incentivar a hidratação.

  3. Adquira antibióticos para o seu gato com o veterinário. De acordo com VetInfo.com, 90% das infecções respiratórias felinas são virais. Mesmo que os antibióticos não matem o vírus, o medicamento afastará as infecções bacterianas secundárias. Isso é importante uma vez que o gato estará mais susceptível a infecções bacterianas enquanto seu sistema imunológico estiver combatendo o vírus. Prevenir infecções bacterianas ajudará seu gato a melhorar mais rápido. Além disso, se seus olhos ficarem vermelhos e irritados, solicite ao veterinário que prescreva um colírio para tratar quaisquer infecções oculares.

  4. Instale um umidificador perto da cama do seu gato. O Maryland SPCA recomenda o uso de um umidificador para confortar o animal. Semelhantes aos seres humanos, os gatos congestionados apresentarão os orifícios nasais inflamados e doloridos, logo, aumentando o nível de umidade do ar, você reduzirá um pouco da irritação do animal. Os veterinários também recomendam o uso de descongestionante nasal humano para aliviar o desconforto e sintomas nasais. Sempre verifique com seu veterinário a dosagem adequada para seu gato.

  5. Mantenha a vacinação do seu gato em dia. Existem várias doenças felinas que se manifestam durante os problemas respiratórios. Elas podem ser muito graves, especialmente se passarem despercebidas. Se o seu animal não é vacinado, não tomou o reforço e tiver contato com outros gatos, por favor, leve-o ao veterinário.

O que você precisa

  • Cobertores
  • Água fresca
  • Comida de gato úmida
  • Umidificador
  • Antibióticos
  • Colírios prescritos
  • Descongestionantes nasais em gota
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article