Mais
×

Como tratar um limoeiro com folhas enroladas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As folhas enroladas de um limoeiro são o resultado de vários problemas. Elas podem ser causadas por bicho-mineiro, pulgão, folha enrolada ou frio. Você precisará diagnosticar com precisão o que está causando esse mal no limoeiro. A maneira como cuida do limoeiro dependerá da raiz do problema. Embora algumas das causas das folhas enroladas sejam meramente desagradáveis e não danifiquem a produção de frutas ou a saúde do limoeiro, outras pragas podem matar a árvore se não forem eliminadas.

Instruções

Como cuidar de um limoeiro com folhas enroladas (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
  1. Se as folhas enroladas tiverem manchas vermelhas e marrons na parte de trás, transfira seu limoeiro envasado para um local quente ou exposto aos raios solares. Nesse caso, as folhas enroladas do limoeiro são um sintoma de frio.

  2. Limpe as folhas com um sabão inseticida e fortes pulverizações de água através de uma mangueira, particularmente se as folhas enroladas tiverem pequenos furos, do tamanho de uma agulha. Esse será um sinal de dano provocado pelo pulgão.

  3. Pulverize o limoeiro com óleo de horticultura ou inseticida e retire as folhas danificadas se elas tiverem linhas embaralhadas. Isso será um sinal de uma infeção provocada pelo bicho-mineiro, sendo mais prejudicial para os novos limoeiros do que para os já desenvolvidos.

  4. Cuide do limoeiro usando um fungicida com, no mínimo, 50% de cobre, como a mistura Bordeaux, se as folhas enroladas tiverem manchas vermelhas em folhas já crescidas ou se ficaram aveludadas, com uma coloração amarelo-acinzentada ou marrom, pois são sintomas de folha enrolada, em que um fungo afeta as folhas, caules e galhos das árvores cítricas. Aplique o fungicida em maio e no começo da primavera, antes dos rebentos começarem a inchar.

Dicas

  • Se o limoeiro com folhas enroladas está sofrendo de frio e estiver plantado no solo, você precisará transplantá-lo para um vaso ou um lugar mais quente.
  • Para tratar uma doença como o bicho-mineiro, certifique-se de pulverizar o limoeiro jovem com inseticida ou óleo de horticultura sempre que ocorrer um novo crescimento na árvore.

O que você precisa

  • Sabão inseticida
  • Mangueira de jardim
  • Óleo de horticultura ou inseticida
  • Fungicida à base de cobre
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article