Mais
×

Causas de manchas pretas nas folhas de plantas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um passeio casual no seu jardim pode se transformar caso perceba que algumas das suas plantas valiosas estão com manchas pretas nas folhas. Essas manchas são sinais de uma planta que não está saudável e, provavelmente, é vítima de uma variedade de doenças fungosas. As manchas pretas nas folhas são mais comuns em algumas plantas do que em outras, e a identificação rápida, seguida por remédios apropriados, é a única forma de salvar as plantas.

Manchas pretas nas folhas das plantas são sinais de uma infecção (spots on sun. image by iChip from Fotolia.com)

Identificação

Antes de tratar as plantas por causa das manchas pretas, identifique os sintomas apropriadamente. As manchas pretas que só ocorrem nas folhas são tratadas diferentemente da manchas que se alastram para outras partes da planta, como flores, brotos, raízes e caules. As manchas pretas também podem ser acompanhadas por manchas vermelhas ou marrons, mas raramente são acompanhadas por manchas cinza. Caso note outros sintomas nas folhas da planta, como mofo ou bolor parecendo pó, você pode estar encarando uma infestação mais complicada que requer tratamentos adicionais.

Causas dos fungos

A causa mais comum das manchas nas folhas das plantas é infecção por fungo, e vários tipos de fungos podem causá-las. As roseiras com manchas pretas são infectadas por um fungo chamado mancha negra. O fungo ataca a planta e come as estruturas da folha, causando manchas pretas que eventualmente ficam amarelas e causam a morte da folha. Outra infecção por fungo pode ser causada por fungos nos gêneros alternária, Coniothyrium, Microstroma e Rhytisma. Mais de mil espécies de fungos são conhecidas atualmente por causar manchas pretas nas folhas das plantas.

Causas bacterianas

As causas bacterianas são muito menos comuns que as causas fungosas, mas certas plantas são conhecidas por serem suscetíveis a infecções bacterianas que causam as manchas pretas nas folhas. Particularmente, plantas frutíferas como pêssego e damasco são propensas a infecções bacterianas causadas pelo Xanthomonas pruni. A bactéria agressiva hiberna em galhos infectados ao longo do inverno, e toma conta das folhas ao redor quando a temporada de cultivo da primavera se aproxima. O resultado são folhas e frutas que são dotadas de manchas pretas distintas.

Plantas suscetíveis

Algumas plantas são mais propensas a infecções com manchas pretas do que outras. Essas infecções são uma das preocupações mais comuns para as roseiras. Os pés de tomate também são propensas a casos de manchas pretas fungosas. As plantas não floríferas e árvores como bordo e olmo também são suscetíveis a manchas pretas causadas por várias infecções fungosas. As plantas ornamentais, particularmente aquelas que são mais rasteiras em áreas úmidas, são suscetíveis a problemas de manchas pretas.

Tratamento

As manchas pretas fungosas são tratáveis com uma variedade de fungicidas, e tratamentos químicos à base de enxofre são eficazes particularmente se as plantas já estiverem infestadas. Os fungicidas à base de cobre também são eficazes, especialmente em tomates. Se a mancha preta for causada por uma agente bacteriano, fertilizantes para reabastecer o solo e a planta com nutrientes saudáveis são o método preferível. Nenhum spray bactericida demonstrou ser totalmente eficaz na cura das manchas pretas, de acordo com o especialista em horticultura Michael A. Ellis, da Universidade Estadual de Ohio. Em vez disso, opte pela poda regular para remover as áreas infectadas e controlar o alastramento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article