Mais
×

Como podar uma costela-de-adão

Atualizado em 21 novembro, 2016

Com sua folhagem grande, a costela-de-adão, um parente da banana-de-macaco, é uma boa decoração para casas ou jardins. A costela-de-adão requer poucos cuidados. Para mantê-la em um tamanho controlável, uma poda ocasional é necessária.

Instruções

    Podando a costela-de-adão

  1. Marque onde deseja podar e as partes a serem removidas. Essas partes incluem folhas amareladas, secas ou com manchas escuras, nelas ou nas hastes (isso indica queima) e áreas suaves ao toque (indicam mofo). Para grandes plantas, use fios de cores vivas para ajudá-lo a identificar as partes a serem podadas.

  2. Remova folhas inteiras ou parciais. Para retirar folhas inteiras, faça um corte reto na haste, ao invés de um diagonal, o mais perto possível da ramificação. Quando apenas uma parte da folha apresentar sinais de danos, remova somente a parte danificada, usando alicates ou tesouras, a menos que você prefira, por razões estéticas, remover a folha toda. A folhagem da costela-de-adão sobrevive a esse tipo de poda.

  3. Remova as hastes ou galhos, cortando de maneira reta, onde as hastes se juntam ao tronco principal.

  4. Descarte as partes podadas queimando-as ou jogando-as no lixo. A costela-de-adão é venenosa, e o ácido oxálico que contém pode causar irritação.

Dicas

  • Use luvas ou mangas longas quando podar a costela-de-adão; algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido oxálico da planta.
  • Pode-a durante a temperada de crescimento, se deseja encorajá-la a crescer novamente. Corte-o durante o período inativo se estiver podando-a por razões de tamanho.
  • Não hesite em cortar hastes ou galhos, se você acha que podá-la mais é necessário. Isso não irá impactar negativamente a saúde da planta, que é bastante resistente e irá se recuperar bem.

O que você precisa

  • Tesouras ou alicates de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article