Mais
×

Como tratar unhas com psoríase?

Atualizado em 17 abril, 2017

Ter unhas escavadas é uma anormalidade, muitas vezes, inofensiva e provocada por alguma doença ou alteração genética. Essas pequenas imperfeições nas unhas podem ser autolimitadas e desaparecer sem tratamento. A presença de pequenas reentrâncias na superfície das unhas -- por vezes acompanhada de coloração amarelada e de desintegração da placa ungueal -- é um sinal comum em pessoas com uma doença de pele conhecida como psoríase. Se você for diagnosticada com psoríase das unhas pelo seu médico, poderá melhorar a aparência das unhas e prevenir que a doença se agrave.

Instruções

O estresse pode ser um fator desencadeante das unhas da psoríase (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Discuta com seu médico as preocupações que você tiver a respeito das unhas. O seu médico será capaz de informar o diagnóstico com base no exame das suas unhas.

  2. Mantenha as unhas bem cuidadas, para evitar lesões. Corte-as regularmente, para evitar que se dilacerem ou quebrem, o que pode agravar a psoríase ungueal.

  3. Hidrate regularmente suas unhas. Suavize e hidrate as unhas, mergulhando-as em água, e depois massajei-as com creme para as mãos ou um hidratante para unhas.

  4. Aplique um esmalte limpador ou um esmalte para unhas endurecidas, para fortalecê-las e protegê-las.

  5. Massageie as unhas com um creme que tenha vitamina D por cerca de cinco minutos, duas vezes por dia. Os cremes com vitamina D são eficazes no tratamento de alguns tipos de distrofia ungueal pela psoríase, conforme escrito no relatório de 2009 da revista "Drugs".

  6. Disfarce as lesões provocadas pela psoríase, colocando unhas postiças de acrílico até que haja melhora do quadro.

Aviso

  • Antes de começar qualquer tratamento, consulte o seu médico, para que ele faça um exame e o diagnóstico correto. Seu médico recomendará o tratamento mais adequado, tal como o uso de corticoides tópicos.

O que você precisa

  • Creme para as mãos ou hidratante para unhas
  • Esmalte limpador para unhas ou esmalte para unhas endurecidas
  • Creme com vitamina D
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article