Que tipo de treliça deve ser usada para cultivar kiwi?

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipo de treliça deve ser usada para cultivar kiwi?
Os Kiwis necessitam de suporte para as suas longas e decíduas videiras (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Os kiwis crescem em trepadeiras lenhosas que necessitam de apoio. O suporte adequado mantém a vinha e os frutos fora do chão, preservando a saúde da planta e poupando espaço no jardim. Não há uma maneira certa de treliçar e cultivar kiwis. Existem uma variedade de opções de suportes que permitem incorporar esses frutos em seu projeto paisagístico.

Outras pessoas estão lendo

Pérgolas

As pérgolas consistem em uma estrutura de carga suportada por um poste em cada canto. Ela suporta os ramos de kiwi, permitindo que o fruto fique pendurado para facilitar a colheita. Elas tanto são decoráveis como úteis. Erga uma pérgola de treliça acima de uma área de estar ao ar livre nova ou já existente. Essa estrutura também fornece sombra para a área de convívio, e funcionam melhor para kiwis com fins paisagísticos, decorativos e comestíveis. Além de serem um suporte adequado em pequenos jardins, onde possuem duas finalidade: o cultivo de frutos e a formação de uma passarela.

Treliça de arame

Uma treliça de arame exige trabalho e custo mínimos para ser erguida. Elas consistem de dois postes colocados de 1 a 1,5 metros de distância. Os arames se estendem entre eles, normalmente com um colocado perto do topo e o segundo perto do centro. O superior fica a 2 metros do chão. De acordo com o crescimento da planta, os espaços laterais são cobertos e amarrados com o arame perto dos brotos originais. As treliças de arame apoiam as vinhas espalhadas, tornando simples a inspeção, poda, colheita e manutenção.

Suporte em barra T

Uma treliça em barra T possui dois postes distanciados em 2 metros. Eles possuem uma viga em forma de cruz no topo, dando os postes a forma de T. Quatro arames são esticados entre os dois postes, igualmente espaçados ao longo deles. Para preparar os kiwis a esse sistema, estacas individuais são instaladas para cada planta entre os dois postes T. Uma vez que os ramos cheguem ao topo das estacas, eles são esticados e amarrados ao longo dos arames. Você deve colher os kiwis de cima. Uma treliça em barra T oferece uma estrutura permanente e resistente para o seu plantio.

Dicas de treliças

Os kiwis sobem por conta própria, mas os ramos mais pesados exigem algum apoio adicional para os impedir de se afastarem da treliça. Amarre os ramos frouxamente às estacas, postes e arames utilizando laços de tecido ou tiras de meia calça velha. Evite amarrar com muita força, uma vez que nós muito apertados podem danificar os ramos durante o crescimento. Pode os ramos para que haja apenas dois principais. Muitos ramos ou caules principais em uma única planta provoca um crescimento exagerado, além de frutos de má qualidade. Corte os excedentes quando a planta estiver dormente durante o inverno. Mantenha-os em linha reta sobre os postes ou arames. Estenda os ramos laterais para que fiquem em um ângulo reto em relação aos principais, podando qualquer um que não esteja posicionado corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível