×
Loading ...

Como a trigonometria é utilizada na química?

Atualizado em 17 abril, 2017

A trigonometria é um sistema matemático que descreve os triângulos. Os químicos utilizam as funções trigonométricas para descrever com precisão os ângulos que são criados quando os átomos se ligam para formar as moléculas. A química é uma ciência que descreve como as substâncias se interagem e as funções trigonométricas, como o seno, o cosseno e a tangente, são essenciais para descrever os compostos em suas três dimensões.

Os químicos utilizam a trigonometria para descrever o ângulo das ligações moleculares (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Função seno

A função "seno" é a função trigonométrica mais utilizada na química. O "seno" é representado pela letra grega "teta", sendo usado pelos matemáticos para representar o valor de um dos ângulos internos de um triângulo. É possível determinar o valor do seno se os lados e a hipotenusa de um triângulo forem conhecidos. O valor do seno pode ser determinado pela divisão entre o lado "oposto" do triângulo e a sua hipotenusa. A função seno é usada na química para determinar o ângulo exato de uma ligação.

Loading...

Ligações covalentes

A ligação covalente é uma forma dos átomos se juntarem para formar moléculas. Quando os elétrons de dois átomos formam uma ligação covalente, a molécula resultante assume uma forma promovida pela repulsão das cargas negativas dos elétrons. Os químicos podem representar a estrutura bidimensional de uma molécula por meio de um diagrama chamado "Estrutura de Lewis". No entanto, é possível representar a forma da molécula de forma mais precisa em um modelo tridimensional, que pode ser obtido através de funções trigonométricas. A molécula é representada no interior de um prisma triangular, de modo que os químicos possam trabalhar com as equações que determinam os ângulos internos e os comprimento dos três lados do triângulo, chamados de oposto, adjacente e hipotenusa, para um triângulo "retângulo". Esses triângulos contêm um ângulo interno de 90 graus.

Lei de Bragg

A Lei de Bragg é um princípio na química que descreve o comportamento de raios x em relação à estrutura reticular de um cristal. Um cristal é uma estrutura sólida formada por algumas substâncias que contêm padrões recorrentes nos planos internos ou externos do material. Quando um raio X atinge um dos planos internos do cristal, a Lei de Bragg prediz o ângulo de seu feixe refratado para fora do interior do cristal.

Espectrometria

Os químicos dependem dos dados obtidos da análise de espectrometria de massa de substâncias químicas diferentes. Um espectrômetro de massa é um dispositivo que analisa a presença de moléculas diferentes no interior de uma substância e representa esses dados como uma onda. Assim, a trigonometria é aplicável para o entendimento das propriedades da onda. A função seno pode ser utilizada para determinar a amplitude e o ponto mais alto (crista) e o mais baixo (vale) de uma onda.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...