on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar a troca de marchas por borboletas em um Honda Fit

Atualizado em 23 março, 2017

O Honda Fit possui, como opcional, uma transmissão automática com modo esportivo, que permite ao motorista controlar os pontos de troca de marcha eletronicamente, o que em parte reproduz o tipo de experiência com marchas manuais. Esse controle das trocas de marcha é feito através das borboletas, que ficam atrás do volante. Você pode precisar se adaptar a esse mecanismo, especialmente se não está acostumado a dirigir carros com câmbio manual.

Instruções

As trocas de marcha por borboletas permitem simular as trocas de marcha manuais (full dashboard image by alwayspp from Fotolia.com)
  1. Sente no banco do motorista do Honda Fit. Coloque o cinto de segurança e ajuste os espelhos, se for necessário. Ligue o motor.

    Loading...
  2. Inspecione as borboletas para se acostumar com elas. Elas ficam na borda externa do aro do volante. A borboleta da direita possui um símbolo "+", e é usada para engatar uma marcha mais alta, enquanto na esquerda há um símbolo "-", que é responsável pelas reduções de marcha, apesar do câmbio fazê-las automaticamente quando for necessário.

  3. Pise no freio e coloque a alavanca do câmbio na posição "S", que fica logo abaixo da posição "D".

  4. Solte o pedal do freio e deixe o veículo correr para frente, lentamente. Aplique uma leve pressão no pedal do acelerador para começar a dirigir, na primeira marcha.

  5. Preste atenção no painel de instrumentos. Próximo ao odômetro, há uma tela que exibe qual a marcha que está engatada. O carro começa na primeira, portanto você verá "1".

  6. Empurre a borboleta direita quando quiser passar a segunda marcha. A Honda recomenda fazê-lo a 24 km/h. A tela exibirá que a marcha ativa agora é a segunda. Quando quiser passar para a terceira marcha, empurre a borboleta novamente. A velocidade recomendada para isso é de, pelo menos, 40 km/h. Para passar para a quarta marcha, empurre a borboleta mais uma vez. A velocidade recomendada para esta marcha é de, pelo menos, 64 km/h. Finalmente, empurre a borboleta mais uma vez para passar a quinta marcha. Para isso, certifique-se de que a velocidade é de, pelo menos, 75 km/h.

  7. Empurre a borboleta da esquerda para reduzir a marcha, ou simplesmente reduza a velocidade, e o carro reduzirá a marcha automaticamente.

  8. Coloque a alavanca de marchas na posição "D" quando quiser que o carro funcione no modo automático tradicional.

Loading...

Dicas

  • Ao usar as borboletas pela primeira vez, dirija em um lugar que não tenha muito trânsito, para que você possa se concentrar em aprender sua utilização.

Referências

Loading ...
Loading ...