Mais
×

Como trocar um filtro de combustível

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Você quer que seu carro ande mais rápido? Tenha mais potência? Um melhor rendimento de combustível? Trocar o filtro de combustível dele proporcionará um pouco mais de potência sob o capô e resultará em economia na hora de abastecer. Trocar você mesmo o filtro de combustível é fácil e sai muito mais em conta do que fazer uma visita ao mecânico.

Instruções

Tomando alguns cuidados, você mesmo pode trocar o filtro de combustível do seu veículo (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Coloque os óculos de segurança e reúna as ferramentas. Uma variedade de chaves de diferentes formatos será necessária. O tipo delas deverá variar conforme o modelo do veículo.

  2. Eleve o veículo. Isso pode ser feito com o macaco e os suportes hidráulicos, ou com a rampa para erguê-lo. Não utilize apenas um suporte para sustentar o carro, pois isso pode ser muito perigoso.

  3. Encontre o filtro de combustível. Sua localização varia de carro para carro. Caso não saiba onde ele fica, o mais garantido é começar a procurar perto do tanque de combustível, por baixo da carroceria. Você também pode consultar o manual do proprietário ou entrar em contato com a concessionária mais próxima.

  4. Retire a cobertura protetora que guarda o filtro de combustível. A maioria deles fica envolvido em algum tipo de cobertura plástica para evitar que sofra danos, a qual pode ser removida com uma chave inglesa comum, com uma chave hexagonal ou com uma chave de fenda.

  5. Retire as mangueiras de combustível presas ao filtro. Existem diversas maneiras pelas quais elas podem estar ligadas a ele, como por meio de conectores, colchetes ou presilhas. Utilize uma chave inglesa ou uma chave de fenda, priorizando aquela que melhor se adaptar a essa finalidade.

  6. Tampe as mangueiras de combustível com um lápis ou outro objeto pontudo que se encaixe no orifício, e mantenha-as inclinadas em direção ao recipiente de drenagem.

  7. Retire o filtro de combustível do conjunto, observando o lado para o qual ele está virado. Uma seta normalmente deverá estar desenhada sobre ele. Ela deve apontar em direção ao motor, do lado oposto do tanque de combustível.

  8. Instale o novo filtro. Certifique-se de que ele está do lado correto, de modo que a seta aponte para o motor.

  9. Reconecte as mangueiras e recoloque a proteção plástica.

Dicas

  • Ao prender o filtro, não o aperte em excesso. Aperte apenas até sentir a resistência natural dos parafusos, e pare por aí. Apertar muito pode danificar o filtro e causar vazamento de combustível.
  • Troque o filtro entre cada 15 ou 25 mil quilômetros rodados. Troque-o mais frequentemente caso você dirija muito em estradas de terra ou de cascalho. Veículos com mais de 10 anos de uso podem apresentar ferrugem no tanque de combustível, o que também contribui para causar entupimentos.
  • Um filtro de combustível novo sai mais barato do que consertar uma bomba de combustível danificada, que é uma das consequências mais graves de se utilizar um filtro entupido.
  • Algumas ferramentas especiais podem ser necessárias para retirar as mangueiras e filtros de combustível em veículos Ford. A Ford fornece essas ferramentas junto com o carro ou a pedido do cliente.
  • Certifique-se de que o motor esteja frio. Qualquer fonte de calor pode provocar um incêndio.
  • Certifique-se de que o veículo esteja bem preso e estável antes de mexer em sua parte inferior. Utilize um macaco e suportes hidráulicos para escorá-lo, ou rampas para erguê-lo. Dê algumas balançadas nele para garantir que ele não cairá.

Aviso

  • Nunca fume ou acenda fósforos enquanto estiver trocando um filtro de combustível.

O que você precisa

  • Conjunto de chaves variadas
  • Rampa para erguer o veículo
  • Chave de fenda phillips
  • Alicate
  • Macaco hidráulico e suportes hidráulicos
  • Chave de fenda de ponta chata
  • Óculos de segurança
  • Luvas
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article