O óleo do motor do Hyundai Tucson serve para lubrificar seus componentes internos, de forma a prevenir que travem. O fabricante recomenda a troca do óleo com intervalos entre 5.000 a 8.000 km, dependendo do uso do veículo. Há um limite máximo de 16.000 km, que pode ser aceitável em algumas situações. Essa periodicidade de troca é necessária pois o óleo se degrada ao longo do tempo devido ao calor gerado pelo motor. Se, por um lado, o óleo ajuda a reduzir a fricção dos componentes internos - e, consequentemente, o calor - é inevitável que algum calor seja gerado, e esse calor é o responsável por essa degradação.
Instruções
-
Levante a frente do Tucson usando o macaco de chão. Coloque o macaco embaixo do ponto de apoio frontal e erga o veículo do chão.
-
Coloque um cavalete sob cada um dos pontos de solda dianteiros e apoie o Tucson sobre eles.
-
Entre embaixo do veículo e coloque o recipiente para coleta do óleo sob o cárter.
-
Remova o bujão do cárter e deixe o óleo drenar completamente.
-
Remova o filtro de óleo, que fica diretamente acima do cárter, e é rosqueado no bloco do motor. Gire-o no sentido anti-horário para soltá-lo.
-
Remova o bujão do cárter quando todo o óleo tiver sido drenado.
-
Coloque uma pequena quantidade de óleo de motor novo no selo de borracha do filtro de óleo novo e instale-o. Rosqueie-o apenas manualmente.
-
Abra a tampa de enchimento de óleo, na parte superior do motor, e coloque 3,8 L de óleo de motor novo. Verifique o óleo puxando a vareta, limpando-a, recolocando-a e puxando-a novamente. O nível deve ficar entre as marcações superior e inferior. Se não estiver, adicione mais óleo até que esteja no nível correto. Aperte a tampa de enchimento de óleo quando terminar.
-
Tire o recipiente para óleo de baixo do Tucson e abaixe o veículo.