Mais
×

Como trocar a resistência em uma banheira de hidromassagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando a sua banheira de água quente deixar de aquecer, verifique todas as chaves de reinicialização primeiro. Se isso não resolver o problema e todas as outras funções elétricas estiverem operantes, é hora de substituir o seu elemento de aquecimento. As resistências de banheira são do tipo "flow-through". Elas são montadas em um dispositivo de contenção tubular, chamado de conjunto de válvulas de um aquecedor ou corpo de aquecedor, permitindo que a água flua por cima e em torno do elemento aquecedor, aquecendo-se conforme passa. Este aquecedor deve primeiro ser removido antes que você possa mudar a resistência.

Instruções

Você pode alterar a resistência de uma banheira de hidromassagem (pool spa 1 image by Aaron Kohr from Fotolia.com)
  1. Desligue o disjuntor da banheira de água quente.

  2. Retire o painel de acesso da sua banheira de hidromassagem. Em muitos casos, eles são presos apenas pela ação da gravidade, e por isso só precisam ser levantados um pouco e removidos. Se houver parafusos que o prendam, use sua chave de fenda para soltá-los. Identifique a caixa de passagem lá dentro; será uma caixa de metal com vários fios entrando e saindo dela.

  3. Retire a tampa da caixa de passagem girando os parafusos de fixação com a chave de fenda. Retire a tampa e coloque-a ao lado.

  4. Identifique o corpo do aquecedor e remova-o da caixa de passagem. Ele terá um tubo flexível ligado a si em cada extremidade, e fios ligados na parte superior.

  5. Encontre o interruptor de pressão, que será um dispositivo grande e redondo preso ao corpo do aquecedor. Use uma chave de tamanho apropriado para remover os fios ligados a ele, e em seguida, remova o próprio medidor de pressão, desaparafusando-o.

  6. Solte as pequenas porcas de fixação dos cabos elétricos que prendem os fios aos terminais. Elas prendem os fios elétricos à resistência interna, e fornecem a energia necessária para que ela aqueça. Retire-os uma vez que as porcas de fixação tiverem sido retiradas.

  7. Remova as presilhas de cada extremidade do aquecedor. Elas podem soltar apenas com o uso das suas mãos, mas se estiverem muito apertadas, use uma chave para canos. Este é um passo muito delicado, porque os acessórios são normalmente feitos de plástico PVC. Ao usar uma chave de cano, ajuste-a de modo que ela caiba nas presilhas e vire-as lentamente, com cuidado, para removê-las.

  8. Retire os grandes parafusos na parte superior do corpo do aquecedor. Uma vez que eles tenham sido removidos, pressione os terminais dos fios e retire a resistência para fora do corpo do aquecedor. A instalação é exatamente o contrário da remoção.

Dicas

  • Ao remover ou substituir as porcas dos terminais, coloque uma chave de boca nas porcas da resistência, que estarão diretamente abaixo das porcas dos terminais. Segure as inferiores firmemente ​​com uma chave enquanto remove as outras. Esta ação irá contrariar o torque aplicado e impedirá que os terminais entortem quando você for retirar as porcas.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Chaves de boca
  • Chave para canos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article