Como trocar o resistor do motor do ventilador do carro

Escrito por don bowman | Traduzido por eduardo horst maidana
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Como trocar o resistor do motor do ventilador do carro
Controle a velocidade do ventilador do seu carro trocando o resistor do motor do sistema de ventilação (car heater vent image by robert mobley from Fotolia.com)

O motor do ventilador é o aparelho que controla a velocidade dos ventiladores do sistema de aquecimento e resfriamento do interior do veículo. Existem dois tipos diferentes: os fios de resistência, que usam variados tamanhos de bobinas com diferentes resistências para as velocidades, e a placa de circuito impressa com um circuito totalmente integrado. Ambas as unidades se encontram no mesmo lugar, imediatamente próximo ao motor do sistema de ventilação. Essas unidades são sempre pequenas, geralmente de 5 a 7,2 cm. A primeira unidade, que é uma série de bobinas de diferentes tamanhos, está montada sobre uma pequena placa não-condutora, e a segunda tem uma placa de circuito sobre uma base de plástico.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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O que você precisa?

  • Voltímetro
  • Chave de fenda

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Instruções

  1. 1

    Localize o motor do ventilador e procure, em volta da parte externa e próximo ao motor, por uma placa de 5 a 7,2 cm fixada por dois ou quatro pequenos parafusos. Haverá um pequeno conector elétrico plugado nele, com cinco ou seis fios, dependendo do tipo de veículo e do tipo de controle de aquecimento e condicionamento do ar.

  2. 2

    Teste o resistor antes de trocá-lo. É sempre recomendável testar qualquer unidade eletrônica antes de realizar a troca, pois existe uma variedade de problemas que podem causar os mesmos sintomas. Isso leva apenas alguns minutos e pode provar a suposição de que a peça está estragada, economizando seu dinheiro e tempo, ao reparar a peça correta logo na primeira vez.

  3. 3

    Cheque as velocidade mudando o controle de ventilação para todas as posições. Anote quais velocidades funcionam e quais não funcionam. Se o ventilador funciona em apenas uma velocidade, o resistor do motor do ventilador deve provavelmente estar estragado.

  4. 4

    Cheque os fusíveis se as velocidades do ventilador não funcionarem. Os fusíveis do sistema de aquecimento e condicionamento de ar se localizam geralmente debaixo do capô do centro de fusíveis e relés. Se o fusível parecer normal, tire-o e ligue a chave de ignição do carro e use o voltímetro ajustado a 20 volts DC. Cheque para ter certeza de que há voltagem para o fusível. Se não há, procure por um circuito aberto no fusível.

  5. 5

    Cheque o relé para determinar se há energia para o fusível. O relé deve ter de dois a quatro terminais mostrando energia. Com o carro e o ventilador ligados, remova o relé e depois recoloque-o, ouvindo um clique. Se não ouvir o clique, então substitua o relé.

  6. 6

    Cheque a voltagem no conector elétrico no resistor do motor do ventilador para checar se o fusível e o relé estão funcionando corretamente. Certifique-se que há energia no conector com o carro e o ventilador ligados. Deve haver energia nos dois terminais do resistor do motor do ventilador. Se apenas um terminal tem energia, substitua o resistor. Se os dois terminais possuírem energia, substitua o motor. Remova os parafusos e desconecte o conector para remover o resistor do motor do ventilador. Coloque um novo em seu lugar, fixando-o com os parafusos e conectando os fios.

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